domingo, 31 de janeiro de 2010

My first Duathlon - Uau !!!!!!!

Olá pessoal,

Hoje eu fiz meu primeiro duathlon, o do Rodoanel em São Paulo, enquanto aquela imensidão de concreto e cimento não esta funcionando, aproveitamos para participar deste evento! Achei grande a idéia de me inscrever, percurso diferente e só vai dar para fazer uma vez pois ninguém vai fechar a pista quando estiver funcionando aquele trecho, claro! Por isso achei uma boa idéia participar deste desafio, Fiz duas maratonas no segundo semestre de 2009, Berlin e Nova Iorque, não pense que sou louco, vai... só um pouquinho, como gosto de dizer, sou louco mas tenho juizo!  Para explicar todo ano corro a maratona de NY como guia, já que sou o representante no Brasil da Achilles International, entidade de apoio ao deficiente físico que estímula corridas de longas distâncias para os deficientes. Pois fazer duas Maratonas em um semestre é puro excesso! E dar umas pedaladas me afastava um pouco de muito mais corridas, afinal como gosto, vou sempre correndo, correndo e correndo, assim ao invés de fazer longos de 18km ou mais, tive de pedalar mais nos treinos e correr menos.

Como fazer no off season atividades diferenciadas é ótima opção, resolvi mesmo participar, convidei alguns alunos e amigos, o único que topou mesmo foi o Robert Kozmann, o que foi ótimo para treinar, pois sózinho não é fácil, ainda mais quando a bike não é o meu forte. Fiz alguns poucos treinos na USP de 30km e um pouco de bike ergométrica, corrida sempre treinei, não era preocupação, e então vamos ver o que vai dar.

Confesso que 10k de corrida, 40k de bike e mais 5k de corrida era uma distância que se não me assustava, também não me deixava tão tranquilo.

Bem, hoje fomos a prova, eu e Robert e lá encontramos alguns amigos que para minha experiência de bike, considero-os profissionais, o Paulo Palhares, Mauro Pieragnoli e o Japa. Foi muito legal a companhia e as brincadeiras, realmente estava feliz!

Larguei com Robert e Palhares nos primeiros 10km e a minha frequência cardíaca estava muito elevada para a primeira parte da prova, corri após os 5km com mais de 170 bpm, muito alta para mim em um inicio de prova que ainda tinha tanto pela frente. Fiquei um tanto preocupado pois na Quinta feira doei sangue e encanei que não havia recuperado! De qualquer forma vamos que vamos. Palhares eu e Robert saímos da primeira fase de corrida praticamente juntos. Entrei na Bike e com uma transição relativamente boa segui para os 40k de bike, logo no início pensei comigo mesmo, não vou terminar este duathlon, estava realmente muito difícil (já) e minha média de velocidade algumas vezes estava muito baixa, menor que quando treinava na USP, pensei... como posso estar pedalando mais lento que no treino?  mas quando começei a verificar que muitos estavam na mesma situação, me tranquilizei. Fechei a primeira volta de 20km já pensando que poderia desistir só no fim dos 40 de bike e não mais nos 20k e fui, depois de 3 saches de Carbohidratos, muito gatorade e muito suor pingando fechei a segunda volta melhor que a primeira, ai pensei... quem chegou até aqui vai ter de terminar.

Sol escaldante, sombra nenhuma, sai para a corrida, parecia que estava em um forno, muitos corredores a minha frente andando, ai pensei, Mário Mello, aqui é sua praia, manda ver e foi assim, passei uns 8 a 10 corredores nestes últimos 5km e fechei a prova em 2h53min. De mountain bike achei que fui muito bem, pois as bikes speed passavam por mim com relativa facilidade, embora deixei muitos de speed para trás, por isso achei que até estava indo bem.

Bem, fiquei realmente no prego, mas feliz pois ganhei a terceira colocação na faixa etária e uma foto no pódium, curti pacas!

Valeu o dia de hoje, o esporte é algo sensacional, a gente sofre, cansa, perde meio dia com a família e no final leva esta satisfação pra casa, não o pódium e sim mais um dia muito agradável com grandes amigos e muito divertido!

Valeu Robert, Palhares, Mauro e Japa, o dia de hoje foi show!

Vejam as fotos












sábado, 30 de janeiro de 2010

ATC também tem seu Blog




Pessoal,

Quem gosta de corrida e quer saber os passos da ATC, Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo, podem entrar neste endereço, http://atcsaopaulo.blogspot.com . Divulguem!

É isso, fui....


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sexo a 180 batimentos - Puro Mito - Mais um post do Fôlego aqui no Blog





Semanas atras no Folego, um ouvinte enviou um email fazendo um comentário sobre um entrevistado do programa que por problemas cardiacos teve de limitar sua atividade fisica a exercicios que não ultrapassassem para ele 120 batimentos cardiacos e neste email questionou como seria a atividade sexual daquele entrevistado com esta restrição, dando a entender que ele teria também uma limitação física em sua atividade sexual

Aproveitei este comentário para fazer minha conversa de hoje.

Em primeiro lugar precisamos entender o caminho da atividade fìsica no sentido da elevacao da FC no exercício.
Para que isto ocorra necessitamos que os grandes grupos musculares do corpo trabalhem, estes grupos são capazes de solicitar um grande fluxo sanguineo que justifique o maior trabalho do coracao e consequentemente o aumento de seus batimentos. Exercícios que movimentem principalmente os músculos dos membros inferiores são os mais fáceis de atingir esta elevação.



E é por este motivo que correr, andar, nadar, pedalar entre outras atividades aeróbias são os melhores para isso, eles movimentam estes grandes grupos musculares, que fazem o coração trabalhar mais intensamente!


Por este motivo a atividade sexual dificilmente se enquadra neste grupo de movimento, uma vez que pela posição ou mesmo posições e movimento do corpo não utilizam grandes grupos musculares ao menos na quantidade e esforço necessários para uma elevação significativa de FC.

Para se atingir freqüência acima de 120 batimentos em uma relação sexual é muito difícil.

Por este motivo é que também a velha história de se fazer sexo antes de partida de futebol ser motivo de desgaste pode ser encarado apenas como um mito, o que pode desgastar pode ser o álcool do vinho, pouco sono, mas nunca a atividade sexual em si.

Por isso pessoal, mãos a obra, o sexo até mesmo se for feito antes de qualquer atividade pode ser no máximo um leve aquecimento mas nunca um motivo de desgaste físico!

Bons treinos e até a próxima!


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Artigos do Fôlego






A cada 15 dias um artigo meu do Fôlego estará também aqui no Blog. Terei de fazer algumas pequenas adaptações mas o importante é que poderei aproveitar um pouco mais os meus artigos!
Para quem não sabe, o Fôlego é o programa de corrida da Rádio Bandeirantes, dial 90.9 FM ou 840 AM que aos domingos, a cada quinze dias, faço uma colaboração. No site da radio e neste link http://radiobandeirantes.com.br/conteudo.asp?PDT=15 vocês podem ouvir na integra, fazendo o download dos programas anteriores.

Muitos ouvintes do Fôlego que são meus amigos me dizem que leio as matérias que falo, e me aconselham a não ler, pois lendo não fica muito natural. Tenho de concordar, mas a própria rádio e o aluno, amigo e apresentador Ricardo Capriotti me orienta a ler mesmo, ele acredita que é mais pratico e fica melhor lendo os artigos, então como vou discutir com quem entende do assunto, respeito e faço desta forma!

Para falar a verdade também prefiro ler a matéria, então o importante é isso, bom para mim, bom para a rádio, como diz meu amigo Edgard da Corpore, vamos em frente....

Então segue o meu artigo do último programa do Fôlego neste fim de semana que passou:


Começei a gostar de corrida correndo as provas do Parque do Ibirapuera por volta de 1993. Nesta época as corridas da Corpore eram quase que na sua totalidade dentro do parque, 6km era a distância clássica, com duas voltas de 3km no circuito tradicional que todos que treinam no Ibirapuera conhecem!


Com o tempo as provas foram ficando mais cheias, os circuitos foram variando e já há alguns anos apenas praticamente uma prova era corrida no local, a tradicional prova de Natal da Corpore, encerrando o circuitos de corrida da entidade e com o caráter festivo da época.


Neste ano este tradicional evento foi organizado na USP e com isso o parque não dispõe de nenhum evento de corrida dentro do Ibirapuera.


Para mim sinto um pesar muito grande, o parque onde todos treinam, onde praticamente tudo começou não reserva mais espaço para nem sequer uma única corrida!


Em Nova Iorque, cidade que podemos considerar similar a nossa cidade, existem diversas corridas no Central Park e a população interage com este esporte e com isso a atividade física é estimulada.


Aqui infelizmente isto não acontece e pelo contrário, cada vez mais estamos verificando que se impõe mais dificuldades para estes eventos ocorrerem.
Os responsáveis pelas aprovações destes espaços devem se modernizar e fazer o papel que se espera destes administradores, que deveria ser de incentivar e não boicotar um esporte que os números já dizem o quanto ele é grande e participativo de todas as classes sociais e melhor, sem brigas, só com animação!
O parque símbolo da nossa cidade não pode ficar sem eventos da modalidade no decorrer do ano!


Bons treinos e de volta as provas no parque do Ibirapuera em 2010.


Prof. Mário Mello


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Em fevereiro vamos voltar a treinar na Aldeia da Serra, os treinos neste local são muito bons, fortes devido as subidas mas muito bons. O clima da região, a mudança de local habitual de treinos e o encontro para o café e social na padaria é o que faz gostarmos tanto de treinar na Aldeia. O ruim sempre é a preocupação que tenho com os nossos alunos que se esquecem e correm no meio da rua, local que são dos automóveis, mas alertamos sempre e dá para levar!
Em 2010 faremos muitos mais treinos em locais diferentes, e para iniciar estaremos na Aldeia em fevereiro, quem sabe até no sábado de Carnaval, não esta decidido, mas acho que vai ser muito show para quem ficar em São Paulo.

Bons treinos a todos e até breve

MM

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

o início

Pretendo colocar minhas experiencias e  da equipe Mário's Team, os treinadores terão acesso para colocar sempre que desejarem seus textos, espero que dê certo e assim vamos caminhando no mundo atual, até de certa forma um pouco difícil para mim, um dinossauro tentando sobreviver neste mundo tão tecnológico, a vida é assim e muito sucesso aos que persistem!

até breve,

Mário Mello

Hoje primeiro blog







06 de janeiro de 2010 é o ano em que Mário Mello e a equipe Mário's Team iniciam o blog. Valeu, pretigiem, participem!

abraços

Mário Mello