quinta-feira, 29 de abril de 2010

Maratona de São Paulo para o Fôlego da Radio Bandeirantes


Hoje vamos falar da maratona  de São Paulo. Em sua 16ª  edição ela tem evoluído bastante, procurando melhorar o percurso, a largada, logística e tudo que pode fazer com que algum dia esta maratona seja uma das maiores do mundo. Tem tudo para crescer, pois São Paulo tem um grande grupo de corredores e o resto do Brasil também, e correr a maratona de SP para os atletas de outros estados pode se tornar interessante, visto que a cidade oferece inúmeras opções de interesse.

O grande obstáculo que os organizadores têm é que os nossos maratonistas correm mais fora do pais que dentro dele. Se juntarmos os brasileiros que correm Chicago, Nova Iorque, Paris, Londres entre outras, temos mais gente correndo fora que dentro do nosso pais. Uma pena, pois a maratona de SP esta ficando boa, mais organizada e atraindo mais publico interessado em assistir.

Em São Paulo, quando decidirem largar no horário correto em que se largam as melhores maratonas do mundo, vai deslanchar. Com largada perto das 9hs da manhã, a maioria dos corredores chegara na linha final depois do meio dia e, salvo que o dia esteja frio, o que será uma loteria, a maioria dos maratonistas chegará no pior horário para se correr, de calor forte, isso quando não faltando ainda muitos quilômetros!

Fora isso, temos tudo para em alguns anos termos uma maratona com muitos corredores correndo os 42km, pois temos muitos atletas no evento, mas a maioria esta correndo os 25km e os 10km que o evento também propicia.

Finalizando, é preciso a conscientização que para se correr uma maratona é necessário treinamento sério e planejamento de médio a longo prazo, em resumo, se você quer correr a maratona no ano que vem, amadureça a idéia e vá treinando para as diversas meias que acontecem no ano, assim você estará apto para quando desejar iniciar o treino para a Maratona, que deve ser de 3 a 4 meses antes do evento


Bons treinos e até a próxima!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O principio da sobrecarga - para o Fôlego da Radio Bandeirantes




O principio da sobrecarga é outro principio importante do treinamento, entenda como ele funciona e como você pode se aproveitar dele.

Para que haja evolução no treinamento e conseqüente melhora de performance devemos seguir mais este principio que diz que assim que nos adaptarmos com determinada carga, devemos incrementá-la .

O termo sobrecarga, que no dicionário significa: “aquilo que vai além da carga” pode ser usado no treinamento  de duas simples maneiras; aumentando o volume de treino ou a intensidade.

Claro que como tudo na vida a dose certa será o segredo do sucesso, para isso o aumento deverá ser progressivo e gradual.

Aumentar a carga, após adaptarmos com determinada distância, é um caminho, por exemplo se estivermos correndo uma distância de 5km, aumentarmos por volta de 10 a 15% é um incremento adequado e recomendado, (mais do que estes valores pode se tornar excessivo)  com isso subirmos para 5,5 a 5,8km e assim sucessivamente até encontramos o ideal para a meta que procuramos atingir. Aumentar a carga também  poderá ser simplesmente procurarmos correr aquela mesma distância mais rápido e com isso aumentar a velocidade média do treino. A combinação dos dois, tanto no volume como na intensidade deverá ser reservada aos corredores mais experientes, portanto não é o mais recomendado para a maioria dos corredores amadores.

Se não ocorrer a sobrecarga no treinamento, o corredor estabiliza sua performance e não consegue melhoras em seu desempenho.

Para quem esta iniciando um programa de corrida a melhora de performance  se torna relativamente rápida, mas quanto mais condicionado esta o corredor mais difícil este aperfeiçoamento ocorre. Por isso verificamos iniciantes melhorarem 5’ 10’ em uma prova de 10km no inicio de seu treinamento de corrida, mas com o passar dos anos, melhorar 1’ se torna uma árdua tarefa!


Temos visto muitos corredores atropelarem estas regras que são embasadas em estudos científicos e o resultado são lesões precoces e desnecessárias e consequentemente os objetivos ficam mais distantes.

Pense nisso!

Bons treinos e até a próxima!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A evolução das competições para deficientes no Brasil para o site webrun.com.br


A evolução das competições para deficientes no Brasil

Por Mário Mello | 15/04/2010 - Atualizada às 13:20 para o site da webrun

Desde que iniciei meu voluntariado à frente dos atletas com deficiência, muita coisa evoluiu. Temos hoje mais handcycles, equipamento que propicia a quase todos os atletas participarem dos eventos, tanto competitivamente, quanto recreativamente, já que as marchas permitem uma facilidade para a participação dos menos condicionados. Nos eventos de corrida, a maioria já conta com categorias específicas, diferente de quando iniciei, em 2002, quando o atleta deficiente participava e competia na mesma categoria do geral, ou seja, com as pessoas sem nenhum tipo de deficiência!

Bem, sendo breve, estas foram algumas das muitas mudanças que ocorreram neste período. Mas nem por isso posso dizer que estou satisfeito e acho que a principal mudança está por vir. Aproveito este espaço para falar dela.

Em minha opinião, a principal mudança que sinto falta é de uma participação maior dos atletas deficientes nos eventos. Meu desejo é que os atletas que estejam lendo este artigo possam participar e fazer acontecer esta mudança. O atleta com deficiência reclama, cobra, exige, mas não comparece aos eventos!

Numa das provas da Corpore, em março deste ano, solicitei diversas inscrições para os 11 km. Nesta prova foi aberta a categoria de cadeirantes e handcycles, sem premiação, mas podendo participar, coisa que nem sempre é possível devido às limitações do percurso. Acreditem. Muitos dos que solicitei a inscrição, que me confirmaram que estariam presentes, não foram à prova!

Sempre há as desculpas, mas o fato é que fica muito desagradável esta situação, pois a organização e os envolvidos estão batalhando para que a prova possa ter a participação dos atletas com deficiência e eles não estão comparecendo mesmo estando inscritos. É uma pena!

Eu, como um dos maiores defensores da categoria de atletas com deficiência, como posso batalhar melhores condições e mesmo premiações, se nem os maiores interessados aparecem?

Fiquei extremamente feliz em ver participantes com cadeiras de rodas comuns em alguns eventos, pois sei que este é o começo de tudo, apesar de algumas organizadoras de provas não permitirem. Primeiro tem de estar presente, uma, duas, três vezes, para gostar da brincadeira e aí sim partir para melhores equipamentos e poder participar com maior comodidade e desempenho.

Fora do Brasil - Nos EUA, onde tenho comparecido todos os anos na maratona de NY em função da minha participação na Achilles International (www.achillesinternational.org), vejo cada situação que muitos aqui no Brasil poderiam achar bizarras, até ser motivo de criticas. Mas, lá fora, toda situação que envolve superação e dedicação, é vista com orgulho e admiração. É por isso que se você algum dia participar da Maratona de NY, verá atletas em cadeiras comuns, caminhando com extrema dificuldade, acompanhados de guias, mas todos estão curtindo, felizes pelo simples motivo de participar do evento!

Neste momento faço um desafio a todos que estão lendo e são deficientes. Saiam de casa, se inscrevam todo mês em um evento, seja da Corpore, Yescom, ou qualquer outra organizadora que apóia o atleta com deficiência em seus eventos! Leia o regulamento, algumas provas não permitem cadeiras comuns e envolva-se! Mexa-se! Por mais que seja com limitações, esta é a única maneira de vocês conquistarem o seu espaço, serem vistos, admirados e assim se esforçarem para receber o apoio futuro que poderá surgir!

Sentado, escondido em casa, ninguém vai enxergar o esportista que existe em você, como alguém apoiar o que nem sequer vê?

Possibilidades - Dia dois de maio haverá a maratona de São Paulo, vou estar na largada, correndo 25 km e dando a força que sempre procuro dar aos cadeirantes e handbikers, atento para ver se vocês querem estar na foto de largada, uma foto como a que coloco abaixo, que pode dar orgulho a você, a cidade, ao organizador, a todos que amam o esporte. Se não der no dia dois, poderá ser nos 10km Tribuna FM em 16 de maio, na Meia Maratona e maratona do Rio no dia 18 de julho, ou em tantos eventos de menor distância que tem pelo Brasil afora e que sabemos recebem muito bem os ACD.

No dia 25 de abril teremos uma prova no Shopping Center Norte em São Paulo, onde teremos 15 atletas com deficiência participando e sendo homenageados. O limite de 15 inscritos para os cinco quilômetros se esgotou, mas a importância que eles terão para o apoiador é tão grande que sequer eles possam imaginar!

Muita gente quer e deseja apoiar o esporte adaptado, precisamos só que todos saiam da toca para que sejam vistos e admirados!

Conto com uma nova fase a partir de agora, a fase onde a evolução só depende de quem faz parte desta categoria, com isso vamos longe!

Abraços e boas participações sempre!




Consultor Webrun da seção Esporte Adaptado. Pós-Graduado em Treinamento Desportivo (CREF n.o 014686-SP), Representante da Achilles International no Brasil, www.achillesinternational.org, colaborador do programa Fôlego da Radio Bandeirantes, treinador e fundador da Assessoria Esportiva Mário’s Team. Contato: achillesbrazil@terra.com.br ; twitter.com/mariosteam; mariomellomariosteam.blogspot.com. 

terça-feira, 13 de abril de 2010

O principio da adaptação - Fôlego da Bandeirantes




O principio da adaptação é outro principio extremamente importante no treinamento desportivo. Para assimilarmos os movimentos, as cargas, as distâncias, temos de nos adaptarmos a ela.

Na corrida este principio não deve ser negligenciado. Portanto antes de aumentar a sua distância de corrida de 4 para 5km ou de 10 para 12km você deve ter a certeza de que esta plenamente adaptado a esta quilometragem e só depois disso, aumentá-la ou intensificar a carga. Para que isto aconteça você vai precisar de  ao menos 3 treinos, é o mínimo para que seu organismo se adapte de forma natural.

Se você é um iniciante, aconselho a ser bem fiel a este processo. Já se for avançado, devido ao longo tempo de treinamento, a adaptação pode ocorrer com mais facilidade, mas em ambos os casos, este principio é importante para todos!

Quando você corredor participa de um jogo de futebol, tênis ou outro esporte, mesmo que na brincadeira, muitas vezes fica com dores musculares nos dias subseqüentes, essa situação ocorre justamente pela falta de adaptação aos movimentos do esporte que você não pratica regularmente, e não necessariamente por você estar sem condicionamento. Tenho certeza que isto já ocorreu com a maioria das pessoas que estão me ouvindo no momento.

A minha dica é que antes de aumentar a sua distância ou intensidade, certifique-se que já fez algumas vezes o mesmo treinamento, assim você estará respeitando mais este principio tão importante na preparação física.

Bons treinos e até a próxima!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Nesta semana estive no Nike Corre Blogger


Segue a matéria na integra



[Largada] Rua ou esteira, por onde começar?
April 05, 2010
         
Você resolveu começar a correr (bem-vindo ao nosso mundo!), mas está dividido entre aquela esteira embaixo do seu prédio e a rua. E agora? Antes é preciso saber que sim, existem diferenças entre estas duas alternativas, mas nada que complique ou interfira no treino. “Correr na esteira faz obrigatoriamente o corredor seguir o ritmo proposto, enquanto que na rua depende dele dar o ritmo”, comenta o professor de educação física Mário Mello, da ATC (Associação dos Treinadores de Corrida de Rua de São Paulo). Por outro lado, o gasto energético e os movimentos são iguais- lembrando que na rua há mais desgaste pelas condições de exposição ao ar livre, como vento, curvas, temperatura, entre outros fatores externos.

Treino na esteira
Entre as vantagens dessa opção podemos destacar o piso, que é macio e uniforme, e a possibilidade de controlar a velocidade com variáveis pequenas. Além do fato de ser indoor, o que permite a sequencia do treino mesmo em dias de chuva. O lado negativo, no entanto, é a monotonia de correr no mesmo local e sem variação de paisagem – mas isso é facilmente revertido com televisão ou MP3, e o fato de não ter companhia. Por fim, caso a pessoa corra apenas na esteira, não terá a adaptação específica da corrida de rua, uma vez que não há variação de pisos, curvas, vento...

Treino na rua
As desvantagens da esteira são as principais vantagens das ruas: cada corredor pode fazer seu próprio caminho, escolher diferentes cenários, ter a companhia de outros amigos e adaptar-se às condições das rua. Entre as desvantagens, o Mário Mello destaca “os péssimos pisos, o que pode gerar lesão pela repetição destas condições desfavoráveis para as articulações, e a poluição”. Um alerta para quem opta pelas ruas é prestar atenção com os carros e variar o local de treino, mesclando ladeiras com percursos planos.

Mas e aí, o que escolher?
Existem algumas dicas que valem ser anotadas pelos iniciantes. Pelo menos nesse começo, caso você tenha uma esteira disponível em casa, no prédio ou na academia, opte pelo equilíbrio. Comece dando preferência para a esteira, pois é possível controlar a velocidade e intensidade e o piso macio diminui as chances de lesões, mas sempre reserve pelo menos um dia da semana para o treino de rua . Com o passar do tempo, passe a fazer de um a dois treinos na esteira e os demais na rua - siga assim até fazer a sua escolha. É claro que você pode perceber que não suporta correr na esteira e, nesse caso, a preferência do corredor deve ser levada em consideração.

No fim das contas, com o passar do tempo o corredor vai conhecer seu corpo, seu desempenho e sua preferência. O importante é que o corredor tenha ao lado uma boa orientação e respeite seu corpo.

Escrito por Lara Martins, Nike Blogger

sábado, 3 de abril de 2010

Aldeia da Serra mais uma vez...

Neste sábado, mais uma vez no ano, esta é a nossa segunda, fomos treinar neste maravilhoso lugar, distante para muitos mas muito agradável e belo local!

Novamente escolhemos um feriado, assim liberamos para nossa equipe de profissionais poderem descansar e aproveitar livre o sábado que quase nunca desfrutam!

Seguem as fotos que tiramos neste dia e em breve a FunfSports deve nos encaminhar o link de um video, já que o Sig, marido da nossa disciplinada aluna Flavia Bonilha, deve fazer, já que ele esteve presente com seu equipamento registrando tudo!

Valeu a todos que participaram!

Em breve, muito breve voltaremos.