sexta-feira, 18 de março de 2011

O que é o chip de corrida





Para quem já corre há muito tempo, sabe do que se trata, mas para quem é novato nas corridas, o que deve pensar quando recebe a informação que terá de retirar o chip na prova? Será que todos sabem o que é isso?

O chip é o nome que se dá ao atual sistema de coleta de dados de cronometragem da prova, com ele que controlamos o tempo final da corrida, além de outros detalhes como as passagens em algum local do percurso se assim o organizador desejar, ou as federações assim exigirem.

Nos primórdios da corrida de rua, a cronometragem da prova era feita na mão, ainda não estávamos na era do computador, então tudo era anotado  e muitas vezes haviam senhas que deveriam ser entregues em local determinado da corrida, como por exemplo na metade do percurso.

Depois veio uma nova solução que melhorou bastante, pois nesta época já havia uma impressorazinha auxiliando a registrar os resultados, mas ainda era um controle manual, dava muito trabalho e muitas reclamações de corredores que alegavam ter feito a prova em determinado tempo, diferente do registrado.
Já na década de 90, as maiores provas e maratonas no mundo já tinham o sistema de cronometragem eletrônica, ou seja, por chip.

Atualmente, é raro uma prova em grandes cidades sem cronometragem eletrônica.  Na última São Silvestre tivemos uma novidade que foi o chip descartável, ou seja, sem a necessidade de devolução.

A indicação em geral é que o chip seja fixado no cadarço de um dos pés, e devolvido ao final da prova. A margem de erro é pequena e em geral por volta de 1%. Esses erros  acontecem devido a colocação do Chip em posição contrária da indicada,  corredores que por vezes correm com dois chips sobrepostos pois levam o de um amigo que não foi participar e estava inscrito ou quando largam fora do tapete de cronometragem ou que largam após o limite de tolerância para a largada, que fica em geral por volta de 10 minutos, temos também interferências no contexto da captura de dados que impedem a leitura correta.

O tempo registrado pelo chip em uma corrida é normalmente registrado como tempo bruto e liquido, o bruto é o  que você correu desde que foi dado a largada do evento mesmo que você tenha largado no final da multidão e o liquido é aquele que é marcado assim que o corredor passa debaixo do pórtico de largada até a chegada da prova.

Bem, é isso! 

Abraços e até a próxima,