sábado, 18 de junho de 2011

Quem foi que disse que correr maratona é fácil?






No Brasil, agora que a corrida de rua se popularizou e esta  consolidada. Correr 5,10km e até 21 cada vez tem mais adeptos. Temos começado a avançar nas maratonas, para o segundo semestre já temos boas opções como a de Santa Catarina, Londrina, Curitiba entre outras. O que há bem pouco tempo estava difícil de encontrar, agora se oferece com boas opções de corridas de longa distância.

Mas o que me preocupa diz respeito a corredores que por já terem corrido algumas maratonas, insistem em propagandear que correr 42km é uma tarefa simples, que qualquer um pode fazer facilmente.

Quanto a qualquer corredor poder participar dos  42km posso aceitar, desde que treine bem, dê tudo certo na preparação, realmente ele estará apto a participar. Já dizer que é simples, tranquilo, fácil, eu discordo totalmente.

Desde 1995 corro maratonas, já fiz 20 e não achei até hoje nenhuma fácil, simples. Poderia eu estar enganado, vai ver que sou um péssimo corredor e por isso tenho esta dificuldade. Mas o fato é que também  sou treinador e acompanho as pessoas desde que iniciam o treinamento caminhando ou caminhando e trotando ou algumas vezes correndo com muito custo 30' continuamente. O processo até receberem a bagagem que permita correr com segurança uma maratona, dura anos. Primeiro ele passa pelas distâncias menores de 5a8km depois chega aos 10, nesta distância fica um pouco, melhorando suas marcas, depois disso parte para os 15km, 10 milhas até chegar a meia maratona, nesta distância fica um tempo, para consolidar seu tempo e aperfeiçoar as marcas, após isso feito ai ele deve começar a pensar em correr uma maratona e muitos ao chegarem nesta fase o que eles mais querem é estar longe de uma. Então meu amigo, pode ter certeza que cada maratonista que correu a maratona de São Paulo a dias atrás, pode se considerar, ao menos em minha opinião, como um grande herói e se terminar, parabéns você merece todo o crédito.

Bons treinos e até a próxima 

domingo, 5 de junho de 2011

Hoje no Center Norte



Hoje participamos de uma corrida especial, a Track & Field Center Norte, especial devido ao convite da Gabriela Baumgarten para a Achilles Brazil  www.achillesinternational.org participar com os ACDs na prova patrocinada pelo Shopping da qual dirige.

Pelo segundo ano consecutivo tivemos o prazer de participar com nossos cadeirantes, handciclistas, amputados, visuais, intelectuais, entre outros ACDs de uma forma ou de outra ligados a Achilles Brazil.

Ano passado todos os atletas desta categoria receberam um troféu em homenagem a pessoa com deficiência e neste ano todos os ACDs receberam um vale de compras no valor de R$400,00 para serem utilizados na Loja da Track & Field do Shopping Center Norte.

Mario Rollo, responsável pelos Guias Achilles e meu braço direito teve atuação importante organizando os guias  e ajustes necessários para um suporte perfeito.

A prova foi excelente, os ACDs participaram quase sem nenhuma ausência e tudo correu perfeito. Só resta postar as fotos para vocês terem uma idéia de como foi o evento.

também participamos com 8 marcadores de ritmo na prova, todos alunos de minha assessoria esportiva, estes receberam gratuitamente um kit da corrida, com meia, boné e camiseta, além da camiseta para correr com o ritmo programado nas costas.

Valeu a todos que estiveram conosco e a bela iniciativa da Gabriela e sua equipe!

Participantes:

Sidney Freire
Bruno Favoretto
Julio Cesar Kujavski
Ronilson Bispo dos Santos
Isis Conceição Felismino
José Henrique Campos Mattos
Robson José da Silva
Rayan Augusto de Souza e Silva
Josimar Sena da Silva
Dinacleia Galdino
Alex Sandro
Fernando Aranha Rocha
Marco Aurélio Silva
Ezequiel Marcelo da Costa
Ezequias Prado
Edson Dantas de Oliveira
Ademar de Sousa Leite