domingo, 21 de abril de 2013

Treinar ou dormir?





Procuro ser um incentivador da atividade física, mostrando que é possível manter-se ativo regularmente.

Só não entendo o porquê de algumas pessoas se sacrificarem tanto para fazer algo que deveria ser prazeroso.

Canso de ver nas redes sociais pessoas divulgando que saíram às 4hs da manhã ou 04h30 para pedalar ou correr, isso quando não antes!

Conheço um caso de uma pessoa que em um período do ano, para seus treinos para o Ironman, acordava as 03h30 da madrugada para ir treinar, ia dormir às 11hs  para acordar 4hs depois, não precisa ser especialista para saber que é muito pouco!

Acredito que nestes horários, praticamente de madrugada, a pessoa deveria estar dormindo! O sono e suas 6 a 8 horas deveriam ser básicas e olha que nesta já estou limitando por baixo e considerando 6 horas como um tempo mínimo para repouso do organismo após um dia de trabalho, mesmo sabendo que o tempo médio indicado para uma boa noite de sono fique na casa das 8hs

Quem na cidade de São Paulo consegue dormir 8hs diariamente deve se considerar um privilegiado, o trabalho excessivo, o tempo gasto no transito e as obrigações sociais e familiares tomam mais do tempo do que a maioria dispõe. Até por este motivo a atividade física se torna muito importante. Mas tirar o tempo já minguado de seu repouso noturno é um risco muito grande que pode comprometer sua saúde se isto se tornar uma rotina.

Talvez quando esta situação estiver ocorrendo com você o melhor a fazer é reavaliar seus horários e reprogramar sua agenda. Muitos corredores impõem metas que para conquista-las sacrificam outro lado que é tão, ou mais importante, que o bem estar que estão procurando com a atividade física.

O recado esta dado, se seu treino esta impedindo de dormir o suficiente, corte e reajuste seu programa,  pois no que se refere ao sono ele é inegociável!

Bons treinos e até a próxima