segunda-feira, 12 de julho de 2010

Quer viver muito? Movimente-se!


Ainda sobre o assunto do meu último boletim do Fôlego, onde manifestei minha opinião sobre a vaga de idosos e sobre toda a repercussão que este assunto causou, venho mais uma vez expor meu ponto de vista sobre ações que melhor conduzidas serão mais benéficas a sociedade do ponto de vista de saúde!

Quando era pequeno, e isso já faz muito tempo, me lembro bem de quantas vezes tive de me levantar para trocar o canal da TV, de quantas vezes andei de bicicleta brincando no meu bairro, de quantas vezes levantei o vidro do carro com a manivela, e tantas outras atividades cotidianas que nos traziam movimento e que hoje estão suprimidas.

O controle remoto, o vidro elétrico, a escada rolante, o cambio automático entre outros aparelhos,foram muito boas invenções para o nosso conforto, mas nos roubaram atividades do dia a dia que contribuíam muito para o organismo no gasto de energia diário! Você pode pensar que é pouco, mas não é! 1kg de peso ganho ao ano lhe dá um sobrepeso de 10kg em 10 anos e se você por exemplo começou a ganhar este peso quando casou, que poderia ser por exemplo com 30 anos, com 40 você já esta com sobrepeso significativo, e com 50, neste ritmo já será obeso, e olha que eu estou falando de um ganho de 1 kg por ano! Todos sabemos o quanto é fácil ganhar um 1kg em um mês, imagina em um ano,para você ver como estou sendo conservador!

Por este motivo que defendo a pratica de atividades cotidianas sempre que possível como um meio de combater o sedentarismo.

Sobre a vaga de idosos apesar de estar com todo o mérito em um local privilegiado e merecido pelas pessoas da melhor idade, sua comodidade deveria ser uma escolha, pois encurtar os caminhos de caminhada de uma população nunca ajudou em nada no combate as doenças provocadas pela inatividade.

Meu consolo é saber que quem bravejou pelos meus comentários em geral é sedentário e preguiçoso, pois aqueles que entenderam meu recado, só têm a se beneficiar em andar sempre que possível um pouco mais!

Bons treinos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário