quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Longões - Forte ou Fraco!



Os longos, ou longões, são os treinos de maior distância na semana, independente da quilometragem. Um longo pode ser de 8km para um iniciante e de 30km para um maratonista, mas sendo o de maior distância na semana pode ser considerado um longo.

A dúvida de todos em geral é em que intensidade  devo correr o meu longo, em um ritmo confortável ou até mesmo leve ou em ritmo mais forte?

No treinamento  em geral o ritmo correto depende principalmente do nível do corredor. Dessa forma um longo poderá ser feito em ritmo leve, moderado ou até mesmo forte, mas quem vai decidir isso será principalmente o estado atlético em que o praticante se encontra.


Temos de levar em consideração que quanto melhor o condicionamento físico do organismo, mais tolerante ao esforço ele se torna e é por este motivo que atletas bem condicionados podem fazer seus longos em intensidade maiores. 

Não é errado fazer o longo leve, assim como não é errado fazê-lo forte, se a opção for para correr com intensidade mais leve, haverá mais segurança e garantia de conseguir executar toda a sessão de treinamento sem grandes problemas, já quando este mesmo treino é desenvolvido em maior intensidade, deve-se ter a certeza de encaixar o ritmo correto, pois caso contrário corre-se o risco de quebrar no treino e é por este motivo que deixamos treinos longos em intensidades mais fortes para corredores mais experientes e bem treinados.

Como dica posso aconselhar que o ritmo dos longões devem ser mais fortes na medida em que se esta adaptado a ele, se for seu primeiro treino naquela distância corra leve, na medida que vai repetindo as distâncias procure aperfeiçoar o ritmo

 Bons treinos e até a próxima!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O que surpreendeu na São Silvestre






O ano começou, muitos assuntos interessantes teremos para abordar, mas ainda vou continuar falando da São Silvestre, será pela última vez, depois só no final do ano,ok? Eu prometo

Quero falar principalmente de uma coisa muito boa que vi no evento e que prova que basta ter boa vontade e desejo de aperfeiçoamento que a solução vem.

Corri neste ano junto com alunos de minha equipe, muita gente nas ruas, tanto na prova quanto fora dela, aplaudindo incentivando, parecia uma mini Maratona de NY, foi muito bom, a São Silvestre é bem legal neste sentido!

A minha surpresa foi quando chegamos perto do km 12 que visualizei o espaço de distribuição de gatorade, pensei, nem vou pegar, apesar de estar com vontade e necessidade, beber no copo vai ser fogo! terei de caminhar pois se manter a corrida fica complicado beber sem fazer uma lambança. Ai veio a surpresa, a gatorade preparou o posto com saquinhos de aproximadamente 200ml o que facilitou muito a hidratação, além de estar bem gelado.

Algumas pessoas me disseram que quando passaram pelo ponto da gatorade  faltou hidratação. Fora este possível erro na adequação de quantidade, a idéia foi muito positiva e mostra como podemos solucionar problemas com inovações e iniciativas!

Acredito que só assim poderemos deixar o evento mais tecnicamente correto para todos. No momento em que tiverem a coragem de largar em ondas, como se faz cada vez mais nos Estados Unidos, poderemos solucionar o grande problema da largada, que é um desconforto para todos.

Não acredito que se precisa mudar percursos, deslocar palcos, diminuir quantidade de inscritos, deixar de entregar medalhas no final da corrida, tenho a convicção que se todos pensarem como pensou o responsável pela distribuição de gatorade, procurando solucionar os problemas implementando boas idéias, teremos tudo para melhorar a São Silvestre em sua parte técnica e conforto para os corredores

Bons treinos e até a próxima!