quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Longões - Forte ou Fraco!



Os longos, ou longões, são os treinos de maior distância na semana, independente da quilometragem. Um longo pode ser de 8km para um iniciante e de 30km para um maratonista, mas sendo o de maior distância na semana pode ser considerado um longo.

A dúvida de todos em geral é em que intensidade  devo correr o meu longo, em um ritmo confortável ou até mesmo leve ou em ritmo mais forte?

No treinamento  em geral o ritmo correto depende principalmente do nível do corredor. Dessa forma um longo poderá ser feito em ritmo leve, moderado ou até mesmo forte, mas quem vai decidir isso será principalmente o estado atlético em que o praticante se encontra.


Temos de levar em consideração que quanto melhor o condicionamento físico do organismo, mais tolerante ao esforço ele se torna e é por este motivo que atletas bem condicionados podem fazer seus longos em intensidade maiores. 

Não é errado fazer o longo leve, assim como não é errado fazê-lo forte, se a opção for para correr com intensidade mais leve, haverá mais segurança e garantia de conseguir executar toda a sessão de treinamento sem grandes problemas, já quando este mesmo treino é desenvolvido em maior intensidade, deve-se ter a certeza de encaixar o ritmo correto, pois caso contrário corre-se o risco de quebrar no treino e é por este motivo que deixamos treinos longos em intensidades mais fortes para corredores mais experientes e bem treinados.

Como dica posso aconselhar que o ritmo dos longões devem ser mais fortes na medida em que se esta adaptado a ele, se for seu primeiro treino naquela distância corra leve, na medida que vai repetindo as distâncias procure aperfeiçoar o ritmo

 Bons treinos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário