sábado, 27 de fevereiro de 2010

proteção solar é indispensável


Fôlego – No dia ensolarado, proteção solar é indispensável

Uma pele bronzeada costuma ser associada à saúde, mas nem sempre é assim, a exposição ao sol de forma excessiva pode trazer muitos prejuízos a sua saúde.
Em dias muito ensolarados e com temperaturas muito elevadas, fica difícil, mesmo treinando em horários pela manhã ou mais para o fim da tarde, deixar de se expor aos raios solares. O que dizer dos que correm nos horários de pico de sol, muitas vezes é o horário permitido na agenda pessoal.
Não é mais segredo que a exposição aos raios solares sem proteção pode gerar em longo prazo envelhecimento precoce e câncer de pele.
Em dias mais quentes, porém nublados, a proteção contra o sol é também necessária. Somente aquelas nuvens mais espessas e negras – próprias dos dias de chuva – são capazes de bloquear grande parte dos raios danosos a saúde, o que não acontece com as nuvens mais finas e claras, que deixam passar praticamente todos os raios solares, embora nossa pele tenha a sensação de estar sendo menos atingida.
Sempre que você for correr não se esqueça de aplicar seu protetor solar, de preferência os produtos desenvolvidos para o esporte, pois com a atividade você irá transpirar e este protetor deverá ser resistente a esta necessidade e permanecer com sua ação protetora durante o seu exercício. Você deve procurar utilizar protetores com fator de proteção superior a 15 que já possuem um nível de proteção acima de 90%, indicados para uma grande proteção solar.
A utilização de boné e óculos escuros também é de grande importância na prevenção à exposição aos raios solares.
Tudo isso é um hábito, esforce-se a isto e lá na frente você será recompensado!

Até a próxima e Bons treinos!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Fôlego - Maratona não é para qualquer um!



Treinando maratonistas há mais de 15 anos, noto que houve uma grande evolução na possibilidade de um corredor correr este tipo de prova.  A distância sempre foi e será a mesma, 42km mais 195mts, mas com a evolução da suplementação especifica para o atleta de resistência, com utilização de gel de carbohidrato, barra de proteínas, aminoácidos, suplementos de recuperação pós treino, entre outras tantas evoluções na parte nutricional, o que parecia impossível para muitos acabou se tornando possível. Além das vestimentas tecnológicas, que auxiliam em muito a troca térmica do organismo, evitando ou retardando os efeitos da desidratação entre tantos outros pequenos detalhes que só ajudaram os corredores a poder correr maratonas com maior segurança e desempenho, além dos treinadores terem se especializados em treinamento de maratonistas amadores

Mas uma pergunta fica no ar ! Será que qualquer corredor pode correr uma maratona?
Pela minha experiência me sinto seguro em afirmar que não, não é todo corredor que se dá bem em maratonas e não acho que esta distância deva ser uma meta do corredor. Para correr maratonas sugiro que avalie os pontos que vou citar, e se na maioria você se encaixar será um bom começo e daí pode se iniciar a possibilidade de participar de sua primeira maratona,vamos a elas:

1.   Ter o perfil físico para esta distância, ser leve é primordial.

2.   Ter disponibilidade de tempo para treinamento.

3.   Ter perfil psicológico para suportar grandes períodos e sessões de treinamento.

4.   Ter base de corrida, ou seja, já ter participado de diversas corridas de 10, 15 e meia maratona e ter atingido boas performances.

5.   Possuir uma estrutura muscular e esquelética forte, com pouco histórico de lesões.

6.   Ter feito um acordo com a família, pois treinar para uma maratona exige ter menos tempo com a mesma e no convívio social.

7.   Faça a primeira maratona em casa, na sua região, tudo será mais fácil e mais barato!

Veja que não é simples, mas pense a respeito, temos ótimas maratonas no Brasil aguardando a sua participação

Boas corridas e até a próxima!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Treino Aldeia da Serra em 13 de fevereiro de 2010


Valeu a todos que estiveram na Aldeia no sábado. Os que não puderam comparecer em breve estaremos voltando. Seguem as fotos:















domingo, 7 de fevereiro de 2010

Mulheres e a corrida de rua - artigo do Fôlego desta semana no Blog





Tempos atrás, corrida de rua era uma atividade praticamente do sexo masculino. As mulheres eram basicamente as atletas profissionais e as que buscavam performance mesmo que amadoras.

Esses tempos estão mudados, nas grandes maratonas do mundo o sexo feminino esta quase parelho com o masculino, falta pouco para a igualdade. Em algumas provas nos EUA existem mais corredoras do que corredores, acredite!

Em SP estamos gradativamente indo para este caminho, embora as provas de maiores distâncias como as meias maratonas e maratonas, as mulheres ainda säo grande minoria.

Para se ter uma idéia melhor vejam os numeros das maratonas de Chicago e NY de 2009. Em NY tivemos 65% homens contra 35% mulheres e em chicago 56% homens contra 44% mulheres, em se tratando de maratonas, o número é extraordinário.

A Corpore, Clube e organizador de corridas, me forneceu os números de um evento que eles realizam de muito sucesso e que temos duas distancias, a meia maratona e também 5km que acontece no mês de abril. Ano passado na prova dos 5km a proporção foi de 57%  homens contra 43%  mulheres e nos 21km a proporçäo foi de 83%  homens contra 17%  mulheres.

Como podem verificar, nas provas de menor distância, até 8km as mulheres estão participando forte, mas nas meias maratonas e maratonas este fenômeno ainda não acontece. Tenho certeza que é uma questão de tempo, em breve, com treinamento e buscando novos desafios, as mulheres também estarão participando com mais presença nas provas de maratonas, ainda vai demorar um pouco mas estamos caminhando para esta tendência mundial, a de quase igualdade dos sexos nas corridas de rua.

Vamos lá mulheres, participem cada vez mais!

Bons treinos e até a próxima