domingo, 7 de fevereiro de 2010

Mulheres e a corrida de rua - artigo do Fôlego desta semana no Blog





Tempos atrás, corrida de rua era uma atividade praticamente do sexo masculino. As mulheres eram basicamente as atletas profissionais e as que buscavam performance mesmo que amadoras.

Esses tempos estão mudados, nas grandes maratonas do mundo o sexo feminino esta quase parelho com o masculino, falta pouco para a igualdade. Em algumas provas nos EUA existem mais corredoras do que corredores, acredite!

Em SP estamos gradativamente indo para este caminho, embora as provas de maiores distâncias como as meias maratonas e maratonas, as mulheres ainda säo grande minoria.

Para se ter uma idéia melhor vejam os numeros das maratonas de Chicago e NY de 2009. Em NY tivemos 65% homens contra 35% mulheres e em chicago 56% homens contra 44% mulheres, em se tratando de maratonas, o número é extraordinário.

A Corpore, Clube e organizador de corridas, me forneceu os números de um evento que eles realizam de muito sucesso e que temos duas distancias, a meia maratona e também 5km que acontece no mês de abril. Ano passado na prova dos 5km a proporção foi de 57%  homens contra 43%  mulheres e nos 21km a proporçäo foi de 83%  homens contra 17%  mulheres.

Como podem verificar, nas provas de menor distância, até 8km as mulheres estão participando forte, mas nas meias maratonas e maratonas este fenômeno ainda não acontece. Tenho certeza que é uma questão de tempo, em breve, com treinamento e buscando novos desafios, as mulheres também estarão participando com mais presença nas provas de maratonas, ainda vai demorar um pouco mas estamos caminhando para esta tendência mundial, a de quase igualdade dos sexos nas corridas de rua.

Vamos lá mulheres, participem cada vez mais!

Bons treinos e até a próxima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário