quinta-feira, 27 de maio de 2010

Artigo do Fôlego da Rádio Bandeirantes Domingos 90.9FM 8:30hs



Aproveitando a fórmula 1 de hoje, vou falar do treinamento dos pilotos e como a corrida pode participar neste esporte.


Fica difícil pensar onde a corrida, uma atividade baseada em movimento, pode interessar a um piloto que quase não se move em sua atividade, em geral o movimento físico dos pilotos na fórmula 1 se restringe ao trabalho de braços, principalmente ombros e região do pescoço e olhe lá. Mas não pensem que por isso não existe trabalho físico, existe e é brutal mas sem muito movimento! Como dizia brincando Paul Newman muitas vezes o mais difícil é entrar e sair do carro!

O piloto de carros de corrida faz um trabalho grande de força isométrica, que é o tipo de contração que não utiliza movimento, além disso temos a famosa força G, que é uma força que puxa o corpo do piloto para fora do carro, e em resumo o piloto tem de suportar, e ela é a responsável pelo grande desgaste dos pilotos em uma corrida.

Me lembro quando há algum tempo atrás o piloto Christian Fittipaldi estava em uma prova na fórmula 1, e em uma determinada corrida a emissora de TV que cobria a prova, media por telemetria o batimento cardíaco dele. No grid de largada seu coração batia nada mais nada menos que 180 batimentos por minuto e notem que ele estava parado no cockpit, alinhado para a largada, ou seja sem movimento algum! Na mesma corrida, sempre que uma ultrapassagem ou momento de tensão acontecia seu batimento subia na casa dos 190 batimentos.

Para se ter idéia esta frequência cardíaca devia equivaler a aproximadamente 90 a 95% de sua capacidade máxima. Evidentemente que a causa desta elevação cardíaca se deve mais a descarga de adrenalina que envolve uma competição deste tipo em momentos críticos como a largada e ultrapassagens.

Bem, todo este comentário foi para dizer que é ai que entra o treinamento de corrida aeróbia para o piloto, trabalho este que permite condicioná-lo para que seu batimento de repouso seja mais baixo, sua recuperação mais eficiente e que possa suportar o desgaste físico cardíaco que uma corrida de fórmula 1 proporciona.

Junto com isso e com a mesma importância será necessário o fortalecimento muscular de todos os musculos envolvidos na pilotagem de um carro de fórmula 1.

É isso, até para quem fica parado dentro de um carro, a corrida com seu beneficio aeróbio tem sua grande função.

Bons treinos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário