quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dormir ou treinar - para o Fôlego da Bandeirantes




Uma coisa que intriga muito as pessoas que não correm é o motivo de grande parte dos corredores gostar de acordar de madrugada para correr
Realmente até a mim que sou um ardoroso fã da corrida, muitas vezes acho exagerado os horários que alguns esportistas costumam acordam para treinar.
Outro dia no twitter, um amigo triatleta que sigo, postou sua rotina naquele dia, acordou 3horas da madrugada para ir treinar, claro que o treino dele começou um pouco depois, mas no máximo deve ter começado por volta das 4horas da manhã, eu particularmente acho uma loucura, pois muitas vezes para poder cumprir a planilha de treinamento, que claro é importante, esquece-se da importância do repouso! Dias depois no mesmo twitter estava mencionado o prego em que este atleta se encontrava, pois estava treinando para o ironman de Floripa, que ainda esta por vir, será que é vantajoso este procedimento? Treinar mesmo em troca de uma noite de sono deficiente?

Conheço alguns executivos que tem esta rotina de acordar muito cedo, tipo 4h30 5h para poder largar seu treino 5h30, 6h da manhã, isso no sábado, domingo, feriado, dias em que ele poderia com certeza fazer isso mais tarde e obter um descanso melhor, obtendo melhor resultado em seu treinamento.

Não quero com isso dizer o horário o qual cada um tem de treinar, mas desejo apenas alertar para que no momento em que se deseja exercitar-se quase de madrugada, é muito importante ir dormir também cedo, para que horas suficientes de sono sejam possíveis, coisa que não vejo acontecer com estas pessoas.

Uma vez chegou ao cúmulo de um maratonista que conheço ter feito um longo de 32km sem ter dormido durante a noite. Tudo bem que maratonista é meio doido, mas tanto assim já é demais!

Então fica meu alerta, correr cedinho é bom, o ar esta melhor, as ruas e parques vazios, mas se para isso você ter de sacrificar seu descanso, sugiro reavaliar seu treino e sua rotina!

Treinar por treinar só para dizer que cumpriu tabela não é uma decisão inteligente

Bons treinos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário