quinta-feira, 20 de maio de 2010

No site da Corpore respondi a estas perguntas, compartilhando...

Qual o tempo de intervalo seguro para alguel disputar provas de 10km? Ex: seria forçar muito correr 10km em um final de semana, correndo o seu esforço máximo em uma prova, quinze dias depois persistir no mesmo esforço? O corredor estaria se expondo a lesões desnecessárias, que seriam evitadas tornando o intervalos entre as disputas maiores?
Roberto L. Costa
Osasco - SP 


Apesar de esta resposta ser muito particular de pessoa para pessoa, devido a individualidade biológica de cada praticante, existe um consenso geral que muitas provas em sequência podem mais desgastar o corredor do que aperfeiçoar seu condicionamento. O ideal seria que houvesse tempo para treinamento para uma prova e que uma ou duas provas pudessem fazer parte da preparação, assim se você estiver se preparando para uma São Silvestre  pode se inscrever em uma ou duas provas de 10 a 15km antes do evento visando preparação e avaliação de sua forma. Quando o corredor fica desgastado por muitas competições o risco de lesões aumenta devido a musculatura não ter tempo suficiente de recuperação, estar atento a isso é fator primordial.

Mário Mello - técnico da equipe Mário's Team






Treino desde fevereiro seguindo planilhas que associam distância e frequência cardíaca, mas surgiu uma dúvida: em uma prova de 5km ou 10km devo respeitar/manter frequente a FC? A que porcentagem devo fazer a prova? O que é o ideal?
Ana Ramos
São Paulo - SP


A frequência cardíaca é um meio seguro de manter parâmetros adequados de esforço, porém em uma prova, devido ao fator competição, favorece o corredor(a) manter esforços maiores com sensações menos desgastantes do que a rotina normal dos treinos proporciona em relação as faixas de trabalho cardíaco. Portanto, é possível trabalhar com frequências cardíacas mais altas, intensas, com menor sensação de esforço que no mesmo ritmo em um treinamento. Mas isso pode significar algo em torno de 5 a 10 batimentos mais altos que os normais em treinos intensos. Para indivíduos treinados em provas de 5km pode-se trabalhar em percentuais de 85% a 95% da freqüência cardíaca máxima, podendo finalizar a prova muitas vezes a 100%. E em provas de 10km a mesma coisa, mas vale lembrar que por ser uma corrida de maior duração, deve-se manter uma faixa no nível inferior por mais tempo ao menos até a metade da prova. Deve-se considerar que tudo depende da forma física do corredor(a). Iniciantes devem ser mais conservadores e largarem nas provas com batimentos cardíacos na faixa de 75% a 80% e observar o organismo e só se estiver com uma sensação de bem estar apertar o ritmo, pois devido ao menor condicionamento físico a tolerância ao esforço de um individuo com menor grau de condicionamento é menor.


Mário Mello - técnico da equipe Mário's Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário