quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Atividades físicas complementares para a corrida de rua
Prof: Laércio Cavalcanti
Treinador da Assessoria Mário's Team
CREF: 070375- G/SP
Toda e qualquer modalidade esportiva, exige atividades complementares que auxiliam no treinamento e na performance, e na corrida de rua não é diferente.
Uma situação que ocorre normalmente com as pessoas que praticam corrida, com o objetivo em performance, é melhorar e baixar tempo em curto prazo, sem respeitar o período de treino que se encontra, suas limitações físicas e fisiológicas.
Para se correr mais e melhor, precisamos praticar atividades físicas complementares, que auxiliam no desempenho, alguns exemplos como: musculação e alongamentos.
No caso da musculação para corredores, é importante fortalecer os principais músculos exigidos na corrida, que são os membros inferiores, sem esquecer-se dos músculos auxiliares que ajudam na postura e melhoram a técnica de corrida, como os estabilizadores da coluna, (lombar, abdômen, para vertebrais) e membros superiores, juntamente com os educativos de corrida e exercícios coordenativos. O fortalecimento pode ser feito tanto na academia, quanto ao ar livre e é sempre importante o acompanhamento de um profissional de educação física.
O alongamento, com objetivo em melhora da flexibilidade, pode ajudar com uma melhor amplitude de passadas, deixando sua corrida mais `solta`, com os músculos mais alongados. O alongamento também pode ser utilizado no aquecimento, depois de um trote ou corrida leve, ou depois de uma sessão de exercícios aeróbios. Já no final do treino, o objetivo de alongar é outro, agora com foco em relaxar a musculatura que sofreu todo o estresse da atividade.
Fortalecer os músculos acompanhados dos treinos de corrida, ajuda na prevenção de lesões e conseqüentemente o indivíduo consegue ficar mais assíduo no programa de treinamento, absorvendo os benefícios do treino com mais segurança e saúde.
O ideal é conciliar a corrida com essas atividades complementares, seja intercalando os dias ou os períodos de treino, exemplo:
- Intercalando os dias: Um dia treinar corrida, no outro dia fortalecimento, e assim por diante, ou vice-versa.
- Intercalando os períodos: Manhã: Corrida / Tarde: Fortalecimento, ou vice-versa.
Lembrando que, o fortalecimento deve ser coerente ao período de treinamento que você se encontra, de forma específica para que ocorra melhor transferência para a modalidade, no nosso caso a corrida de rua.
Bom, chega de teoria, e vamos para a prática. Bons Treinos!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Valeu Laércio, colabore sempre!
ResponderExcluir