quarta-feira, 17 de março de 2010

Fôlego - Principio da especificidade




Hoje quero falar um pouco sobre um dos importantes princípios para obter bons resultados na corrida, o principio da especificidade.
Muita gente que treina corrida imagina que quando acrescenta um ou mais treinos de bicicleta, natação ou outra atividade na sua programação poderá se beneficiar  muito para sua performance na corrida, acreditando que aquela atividade vai melhorar diretamente no seu rendimento de corrida. Mas não é verdade, o principio da especificidade,  é um principio básico do treinamento, onde você aperfeiçoa aquilo que treina , sendo assim; para melhorar corrida você tem de correr, para nadar melhor você deverá treinar a natação e para ser um ótimo ciclista você terá de pedalar bastante. Cada esporte deve se concentrar no treinamento dos movimentos da modalidade para obter os melhores resultados.
Seria muito bom se cada uma destas atividades pudesse auxiliar na preparação da outra na medida em que se dedica tempo aos treinos.
Treinar ciclismo vai melhorar a sua performance no cilcismo, mas não na corrida . Isso não significa que para quem corre, pedalar ou nadar  é ruim, a atividade tem a sua contribuição, mas é pouca em se tratando de aumentar a performance na corrida.  Podemos utilizar estes outros esportes como descanso ativo,  uma opção variada para a perda de gordura,  lazer, como alternativa para manter o corpo ativo fora do período de competições,  mas diretamente o que melhora a sua performance é o treinamento dentro da modalidade  que você pratica.
 Um bom programa de treinamento contempla atividades diversas que complementam e auxiliam na preparação do corredor, mas é fundamental que você no momento em que esta treinando saiba perfeitamente a razão e os objetivos  do que esta fazendo  e não pense que esta fazendo algo que vai lhe dar um resultado que não alcançará.
Um exemplo típico é quando se esta fazendo exercícios abdominais pensando que aquele movimento fará com que você perca as gorduras do abdômen, quando sabemos que ele não vai , e que os melhores exercícios para isto envolve atividades aeróbias.
Procure ser específico e seu rendimento será melhor

boas corridas e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário