sexta-feira, 16 de abril de 2010

A evolução das competições para deficientes no Brasil para o site webrun.com.br


A evolução das competições para deficientes no Brasil

Por Mário Mello | 15/04/2010 - Atualizada às 13:20 para o site da webrun

Desde que iniciei meu voluntariado à frente dos atletas com deficiência, muita coisa evoluiu. Temos hoje mais handcycles, equipamento que propicia a quase todos os atletas participarem dos eventos, tanto competitivamente, quanto recreativamente, já que as marchas permitem uma facilidade para a participação dos menos condicionados. Nos eventos de corrida, a maioria já conta com categorias específicas, diferente de quando iniciei, em 2002, quando o atleta deficiente participava e competia na mesma categoria do geral, ou seja, com as pessoas sem nenhum tipo de deficiência!

Bem, sendo breve, estas foram algumas das muitas mudanças que ocorreram neste período. Mas nem por isso posso dizer que estou satisfeito e acho que a principal mudança está por vir. Aproveito este espaço para falar dela.

Em minha opinião, a principal mudança que sinto falta é de uma participação maior dos atletas deficientes nos eventos. Meu desejo é que os atletas que estejam lendo este artigo possam participar e fazer acontecer esta mudança. O atleta com deficiência reclama, cobra, exige, mas não comparece aos eventos!

Numa das provas da Corpore, em março deste ano, solicitei diversas inscrições para os 11 km. Nesta prova foi aberta a categoria de cadeirantes e handcycles, sem premiação, mas podendo participar, coisa que nem sempre é possível devido às limitações do percurso. Acreditem. Muitos dos que solicitei a inscrição, que me confirmaram que estariam presentes, não foram à prova!

Sempre há as desculpas, mas o fato é que fica muito desagradável esta situação, pois a organização e os envolvidos estão batalhando para que a prova possa ter a participação dos atletas com deficiência e eles não estão comparecendo mesmo estando inscritos. É uma pena!

Eu, como um dos maiores defensores da categoria de atletas com deficiência, como posso batalhar melhores condições e mesmo premiações, se nem os maiores interessados aparecem?

Fiquei extremamente feliz em ver participantes com cadeiras de rodas comuns em alguns eventos, pois sei que este é o começo de tudo, apesar de algumas organizadoras de provas não permitirem. Primeiro tem de estar presente, uma, duas, três vezes, para gostar da brincadeira e aí sim partir para melhores equipamentos e poder participar com maior comodidade e desempenho.

Fora do Brasil - Nos EUA, onde tenho comparecido todos os anos na maratona de NY em função da minha participação na Achilles International (www.achillesinternational.org), vejo cada situação que muitos aqui no Brasil poderiam achar bizarras, até ser motivo de criticas. Mas, lá fora, toda situação que envolve superação e dedicação, é vista com orgulho e admiração. É por isso que se você algum dia participar da Maratona de NY, verá atletas em cadeiras comuns, caminhando com extrema dificuldade, acompanhados de guias, mas todos estão curtindo, felizes pelo simples motivo de participar do evento!

Neste momento faço um desafio a todos que estão lendo e são deficientes. Saiam de casa, se inscrevam todo mês em um evento, seja da Corpore, Yescom, ou qualquer outra organizadora que apóia o atleta com deficiência em seus eventos! Leia o regulamento, algumas provas não permitem cadeiras comuns e envolva-se! Mexa-se! Por mais que seja com limitações, esta é a única maneira de vocês conquistarem o seu espaço, serem vistos, admirados e assim se esforçarem para receber o apoio futuro que poderá surgir!

Sentado, escondido em casa, ninguém vai enxergar o esportista que existe em você, como alguém apoiar o que nem sequer vê?

Possibilidades - Dia dois de maio haverá a maratona de São Paulo, vou estar na largada, correndo 25 km e dando a força que sempre procuro dar aos cadeirantes e handbikers, atento para ver se vocês querem estar na foto de largada, uma foto como a que coloco abaixo, que pode dar orgulho a você, a cidade, ao organizador, a todos que amam o esporte. Se não der no dia dois, poderá ser nos 10km Tribuna FM em 16 de maio, na Meia Maratona e maratona do Rio no dia 18 de julho, ou em tantos eventos de menor distância que tem pelo Brasil afora e que sabemos recebem muito bem os ACD.

No dia 25 de abril teremos uma prova no Shopping Center Norte em São Paulo, onde teremos 15 atletas com deficiência participando e sendo homenageados. O limite de 15 inscritos para os cinco quilômetros se esgotou, mas a importância que eles terão para o apoiador é tão grande que sequer eles possam imaginar!

Muita gente quer e deseja apoiar o esporte adaptado, precisamos só que todos saiam da toca para que sejam vistos e admirados!

Conto com uma nova fase a partir de agora, a fase onde a evolução só depende de quem faz parte desta categoria, com isso vamos longe!

Abraços e boas participações sempre!




Consultor Webrun da seção Esporte Adaptado. Pós-Graduado em Treinamento Desportivo (CREF n.o 014686-SP), Representante da Achilles International no Brasil, www.achillesinternational.org, colaborador do programa Fôlego da Radio Bandeirantes, treinador e fundador da Assessoria Esportiva Mário’s Team. Contato: achillesbrazil@terra.com.br ; twitter.com/mariosteam; mariomellomariosteam.blogspot.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário