quarta-feira, 21 de abril de 2010

O principio da sobrecarga - para o Fôlego da Radio Bandeirantes




O principio da sobrecarga é outro principio importante do treinamento, entenda como ele funciona e como você pode se aproveitar dele.

Para que haja evolução no treinamento e conseqüente melhora de performance devemos seguir mais este principio que diz que assim que nos adaptarmos com determinada carga, devemos incrementá-la .

O termo sobrecarga, que no dicionário significa: “aquilo que vai além da carga” pode ser usado no treinamento  de duas simples maneiras; aumentando o volume de treino ou a intensidade.

Claro que como tudo na vida a dose certa será o segredo do sucesso, para isso o aumento deverá ser progressivo e gradual.

Aumentar a carga, após adaptarmos com determinada distância, é um caminho, por exemplo se estivermos correndo uma distância de 5km, aumentarmos por volta de 10 a 15% é um incremento adequado e recomendado, (mais do que estes valores pode se tornar excessivo)  com isso subirmos para 5,5 a 5,8km e assim sucessivamente até encontramos o ideal para a meta que procuramos atingir. Aumentar a carga também  poderá ser simplesmente procurarmos correr aquela mesma distância mais rápido e com isso aumentar a velocidade média do treino. A combinação dos dois, tanto no volume como na intensidade deverá ser reservada aos corredores mais experientes, portanto não é o mais recomendado para a maioria dos corredores amadores.

Se não ocorrer a sobrecarga no treinamento, o corredor estabiliza sua performance e não consegue melhoras em seu desempenho.

Para quem esta iniciando um programa de corrida a melhora de performance  se torna relativamente rápida, mas quanto mais condicionado esta o corredor mais difícil este aperfeiçoamento ocorre. Por isso verificamos iniciantes melhorarem 5’ 10’ em uma prova de 10km no inicio de seu treinamento de corrida, mas com o passar dos anos, melhorar 1’ se torna uma árdua tarefa!


Temos visto muitos corredores atropelarem estas regras que são embasadas em estudos científicos e o resultado são lesões precoces e desnecessárias e consequentemente os objetivos ficam mais distantes.

Pense nisso!

Bons treinos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário