terça-feira, 29 de junho de 2010

Idoso tem de se mexer. Para o Fôlego da Bandeirantes

O meu assunto de hoje, pouco tem a ver com corrida, mas sim com atividade!


Trabalho com alguns idosos e deficientes e por isso me sinto a vontade em falar sobre o assunto!

Quando vou ao shopping, supermercado, entre outros locais, vejo as vagas mais próximas reservadas aos idosos e deficientes, considero um avanço e respeito as pessoas que se enquadram nesta categoria, mas como professor de Educação física fico triste por reservarem vagas tão próximas das escadas rolantes e elevadores, fator este que faz com que os idosos se movimentem menos quando eles precisam tanto se movimentar mais.

Com os deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção nada mais justo que estejam próximos e em locais que possam facilitar o acesso, mas para idosos saudáveis, em meu ponto de vista, esta facilidade não ajuda em nada.

Se querem viver mais e melhor os idosos devem andar, subir escadas e se movimentar mais, precisamos deixar de lado a cultura de poupá-los, poupar as pessoas idosas de movimento é tudo que devemos evitar! O corpo de qualquer pessoa, independente da idade, necessita de movimento para funcionar melhor, é que nem carro, se ficar parado estraga!

Portanto, por incrível que possa parecer, a boa vaga para o idoso é aquela lá no fundo, bem longe, esta sim vai fazer bem para ele!

Isso não significa que se deve dispensar aquela na cara do gol, afinal tem dias que se estará atrasado e esta vaga vai ajudar bastante

Bons treinos e até a próxima!

3 comentários:

  1. Estou de acordo com tudo que o Prof.Mario escreveu....1o que acho uma falta de respeito ( pessoas normais ) utilizarem estas vagas por mera "preguiça "de caminhar um pouco a mais...
    O minimo de caminhada fará e faz muito bem às pessoas da melhor idade.
    David Homsi - fisioterapeuta esportivo

    ResponderExcluir
  2. Pois é Mário vc está certo, de movimento é que os idosos mais precisam, mas penso que o fato de darem vagas em shoppings mais perto de escadas e elevadores para os idosos, é mais para evitar acidentes, já que os idosos não tem mais a agilidade de tempos atrás.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que as vagas deveriam ser reservadas para pessoas com dificuldades de locomoção. Aqui no Rio, "idoso" é quem tem acima de 60 anos. Sinceramente, tem muita gente ágil pra caramba com essa idade e que não precisa MESMO de vaga especial.

    ResponderExcluir