quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O meu tema de hoje retorna ao treinamento, vou falar um pouco de um erro que devemos evitar quando nos preparamos para uma maratona.

A preparação para os 42km deve ser criteriosa para esta distância onde ao meu ver não há espaço para erros! Correr 42km deve ser algo que se deva levar a sério, pois do contrário, o custo pode sair caro!

Um erro que tenho notado em alguns atletas que se preparam para esta prova, principalmente quando se é a primeira maratona, é antecipar demais o treinamento, ou seja, muito tempo antes do momento ideal estar correndo um longão de 32km por exemplo. Uma dica que posso dar é construir o programa da prova da frente para trás, ou seja, programar o pico do treino semanas antes da maratona e ir ajustando os treinos para até o momento que se encontra na atual fase de treinos e daí avaliar se esta no momento certo para se iniciar o programa. Por exemplo se tiver de correr antes da prova 3 longões de 30a34km em intervalos de 15 dias entre eles, faça isso,coloque estes treinos por exemplo 21 dias antes da maratona e vá ajustando regressivamente. Este procedimento evita que você esteja correndo os longões precocemente, treino este que é o mais importante para se estar preparado para concluir uma maratona e pode servir de base para o programa.

Desta forma você pode planejar adequadamente os seus treinos e não ter o risco de estar correndo por exemplo uma distância de 30km 3 meses antes da prova.

Muita gente que se antecipa tanto na programação, acaba chegando no período da maratona muito desgastado, e as vezes exausto, em um momento que deveria estar super preparado e vibrando para realizar sua prova alvo.

Sempre digo que a única coisa que se precisa para iniciar um treino para a maratona é estar correndo 20km com tranqüilidade 3 meses antes da prova, estando nesta situação você não precisa mais do que este período para treinar bem para uma maratona

Bons treinos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário