terça-feira, 6 de abril de 2010

Nesta semana estive no Nike Corre Blogger


Segue a matéria na integra



[Largada] Rua ou esteira, por onde começar?
April 05, 2010
         
Você resolveu começar a correr (bem-vindo ao nosso mundo!), mas está dividido entre aquela esteira embaixo do seu prédio e a rua. E agora? Antes é preciso saber que sim, existem diferenças entre estas duas alternativas, mas nada que complique ou interfira no treino. “Correr na esteira faz obrigatoriamente o corredor seguir o ritmo proposto, enquanto que na rua depende dele dar o ritmo”, comenta o professor de educação física Mário Mello, da ATC (Associação dos Treinadores de Corrida de Rua de São Paulo). Por outro lado, o gasto energético e os movimentos são iguais- lembrando que na rua há mais desgaste pelas condições de exposição ao ar livre, como vento, curvas, temperatura, entre outros fatores externos.

Treino na esteira
Entre as vantagens dessa opção podemos destacar o piso, que é macio e uniforme, e a possibilidade de controlar a velocidade com variáveis pequenas. Além do fato de ser indoor, o que permite a sequencia do treino mesmo em dias de chuva. O lado negativo, no entanto, é a monotonia de correr no mesmo local e sem variação de paisagem – mas isso é facilmente revertido com televisão ou MP3, e o fato de não ter companhia. Por fim, caso a pessoa corra apenas na esteira, não terá a adaptação específica da corrida de rua, uma vez que não há variação de pisos, curvas, vento...

Treino na rua
As desvantagens da esteira são as principais vantagens das ruas: cada corredor pode fazer seu próprio caminho, escolher diferentes cenários, ter a companhia de outros amigos e adaptar-se às condições das rua. Entre as desvantagens, o Mário Mello destaca “os péssimos pisos, o que pode gerar lesão pela repetição destas condições desfavoráveis para as articulações, e a poluição”. Um alerta para quem opta pelas ruas é prestar atenção com os carros e variar o local de treino, mesclando ladeiras com percursos planos.

Mas e aí, o que escolher?
Existem algumas dicas que valem ser anotadas pelos iniciantes. Pelo menos nesse começo, caso você tenha uma esteira disponível em casa, no prédio ou na academia, opte pelo equilíbrio. Comece dando preferência para a esteira, pois é possível controlar a velocidade e intensidade e o piso macio diminui as chances de lesões, mas sempre reserve pelo menos um dia da semana para o treino de rua . Com o passar do tempo, passe a fazer de um a dois treinos na esteira e os demais na rua - siga assim até fazer a sua escolha. É claro que você pode perceber que não suporta correr na esteira e, nesse caso, a preferência do corredor deve ser levada em consideração.

No fim das contas, com o passar do tempo o corredor vai conhecer seu corpo, seu desempenho e sua preferência. O importante é que o corredor tenha ao lado uma boa orientação e respeite seu corpo.

Escrito por Lara Martins, Nike Blogger

Um comentário:

  1. Com a ajuda do Professor Mario Mello, mesclo meu treino na esteira e na rua, vale a pena, as articulações agradecem e não dá pra enjoar tanto da esteira... Parábens pela matéria Lara Martins

    ResponderExcluir