terça-feira, 21 de dezembro de 2010

São Silvestre - Ajustes finais


Estamos na semana da São Silvestre e muitos que irão correr a prova estarão apreensivos, assim como outros tantos tiram de letra! O fato é que mesmo com toda a experiência que possa se ter, a São Silvestre é sempre um grande desafio.

Todos se preparam para um calor de 30 graus ou mais e torcem para que esta temperatura não ocorra no dia, embora a lógica é de estar quente, afinal estamos no verão!

Com certeza quem respeita a São Silvestre se preparou adequadamente, com corridas longas, algumas no calor para uma boa adaptação e outras com subidas para a preparação dos aclives específicos da prova como por exemplo a da famosa subida da Brigadeiro!

Sabemos que nos dias que antecedem a corrida não adianta treinar muito, pelo contrario, o ideal é que se esteja bem descansado para que o organismo possa estar com todas as energias no grande dia. Quem treinou, treinou, quem não treinou paga o preço!

A dica que dou para os dias que antecedem a prova não é na pista ou rua, é em casa, durma bem nestes dias, se alimente sem excessos e com alimentos saudáveis e de fácil digestão e se hidrate bem, assim você deverá estar zero bala no dia da prova.

Para todos que acompanharam meus boletins em 2010, desejo boas festas e um 2011 com muita saúde e muita atividade física, afinal o exercício ainda é o melhor remédio que existe na prevenção de doenças! 

Bons treinos e até o ano que vem!





segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dicas para a São Silvestre



Estamos a pouco mais de 30 dias da São Silvestre e gostaria nas minhas próximas colaboraçöes de dar dicas para ajudar o corredor a poder aproveitar ao máximo este evento, evitando surpresas e podendo correr bem no dia 31.

Podemos hoje falar da largada. Sempre atolada de gente, afinal são próximos de 20 mil participantes!

O tempo perdido na largada não se recupera, por isso não adianta se aborrecer, tentar buscar o atraso e correr mais forte.

Uma vez que se demora para desenvolver o ritmo na corrida aproveite neste começo para perceber no seu corpo a resposta as condições climáticas, como temperatura e umidade, assim você poderá avaliar como esta seu organismo neste dia, se esta se sentindo bem ou não!

O fato de devido a quantidade de corredores atrapalhar a largada de quem deseja sair em ritmo mais forte pode ser encarado de uma maneira mais positiva se você acreditar, e deve, de que uma largada mais lenta é quase garantia de não quebrar na prova.

Um dos problemas mais comuns em corridas de rua é o corredor largar em um ritmo muito forte e com isto atrapalhar seu resultado final. A primeira metade da São Silvestre já é rápida de natureza e deve-se tomar muito cuidado com isso. A descida da Consolação estimula a todos a soltar o ritmo e sentar o pau, mas é cedo demais para esta atitude. Quando se termina a descida e retorna-se ao plano na Avenida Ipiranga deve-se ter bastante consciência para entrar em um ritmo normal, o que até pode parecer fácil, mas não é!  Normal entende-se como o ritmo aeróbio, de intensidade moderada, para a maioria dos corredores amadores é o ritmo conservador que vai garantir uma possibilidade de enfrentar as adversidades que estarão por vir, como as subidas da segunda metade incluindo a fase final e dura da subida da Brigadeiro além do calor que desgasta demasiadamente o atleta e que é quase certo nesta época do ano.

Tomando este cuidado a chance de se correr uma boa prova e chegando bem ao final dos 15km é muito grande!

É isso, no meu próximo boletim vou procurar outra dica importante para ajudá-los a correr uma boa São Silvestre

Bons treinos e até a próxima! 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Bebedouro é básico !




Neste último feriadão, estive em Florianópolis, maravilhosa cidade, linda linda linda!

Tinha que realizar meu último treino longo para a Maratona de Washington, prova esta que escolhi por ser uma semana antes da maratona de  Nova Iorque, onde eu também estarei com os atletas com deficiencia do Brasil que estarão correndo lá! Escolhi esta prova em Washington, que se chama Marine Corps Marathon para poder correr tranqüilo e curtir a cidade e o evento. Quando vou para Nova Iorque trabalho muito e acabo não conseguindo me focar para a maratona, por isso aproveitei e me inscrevi nesta prova uma semana antes.

Bem, mas voltando ao assunto do longão, resolvi fazer este último treino de 32 a 34km rodando pela cidade, principalmente rodando na Beira Mar Norte, uma avenida com um calçadão bem legal para se correr , andar ou pedalar, já que tem até uma ciclovia nela toda. O treino foi excelente, corri por 3horas, em um dia com uma temperatura excelente e céu azul, a única coisa que não pude deixar de notar foi a falta de bebedouro neste local que há anos tem sido o local mais popular de pratica de corrida e caminhada em Florianópolis.
 Bebedouro deve existir em todo local destinado a pratica de atividade física, todos nós sabemos a importância da hidratação. Claro que eu levei meus géis de carbohidratos e dinheiro para comprar água, mas independente disso temos de ter a disposição bebedouros em todos os parques, praças e locais destinados a pratica esportiva

Bons treinos e até a próxima!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010



Atividades físicas complementares para a corrida de rua


Prof: Laércio Cavalcanti
Treinador da Assessoria Mário's Team
CREF: 070375- G/SP




Toda e qualquer modalidade esportiva, exige atividades complementares que auxiliam no treinamento e na performance, e na corrida de rua não é diferente.

Uma situação que ocorre normalmente com as pessoas que praticam corrida, com o objetivo em performance, é melhorar e baixar tempo em curto prazo, sem respeitar o período de treino que se encontra, suas limitações físicas e fisiológicas.

Para se correr mais e melhor, precisamos praticar atividades físicas complementares, que auxiliam no desempenho, alguns exemplos como: musculação e alongamentos.

No caso da musculação para corredores, é importante fortalecer os principais músculos exigidos na corrida, que são os membros inferiores, sem esquecer-se dos músculos auxiliares que ajudam na postura e melhoram a técnica de corrida, como os estabilizadores da coluna, (lombar, abdômen, para vertebrais) e membros superiores, juntamente com os educativos de corrida e exercícios coordenativos. O fortalecimento pode ser feito tanto na academia, quanto ao ar livre e é sempre importante o acompanhamento de um profissional de educação física.

O alongamento, com objetivo em melhora da flexibilidade, pode ajudar com uma melhor amplitude de passadas, deixando sua corrida mais `solta`, com os músculos mais alongados. O alongamento também pode ser utilizado no aquecimento, depois de um trote ou corrida leve, ou depois de uma sessão de exercícios aeróbios. Já no final do treino, o objetivo de alongar é outro, agora com foco em relaxar a musculatura que sofreu todo o estresse da atividade.

Fortalecer os músculos acompanhados dos treinos de corrida, ajuda na prevenção de lesões e conseqüentemente o indivíduo consegue ficar mais assíduo no programa de treinamento, absorvendo os benefícios do treino com mais segurança e saúde.

O ideal é conciliar a corrida com essas atividades complementares, seja intercalando os dias ou os períodos de treino, exemplo:

- Intercalando os dias: Um dia treinar corrida, no outro dia fortalecimento, e assim por diante, ou vice-versa.
- Intercalando os períodos: Manhã: Corrida / Tarde: Fortalecimento, ou vice-versa.

Lembrando que, o fortalecimento deve ser coerente ao período de treinamento que você se encontra, de forma específica para que ocorra melhor transferência para a modalidade, no nosso caso a corrida de rua.

Bom, chega de teoria, e vamos para a prática. Bons Treinos!!!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Para o Fôlego da Bandeirantes - Dores musculares

Dores musculares fazem parte da vida de quem pratica esportes, é verdade! Mas em muitos casos podemos evitá-las!


Sempre procuro orientar os meus alunos com uma maneira que considero básica para evitar as dores musculares, uma adaptação bem feita!

Sabemos que muito da culpa de estar com dores no dia seguinte é responsabilidade do próprio aluno que não tem a paciência necessária de dar o tempo ideal de adaptação ao corpo. Tudo bem que o professor pode também ter a sua culpa, mas o bom é que seguindo corretamente os passos e dicas que vou mencionar agora, as dores musculares irão passar longe de você!

Vamos a elas:


 Comece sua atividade do leve, se o treino é na musculação comece então com pouco peso, de preferência apenas uma série de cada exercício, se na caminhada ou corrida, na boa, sem grande esforço, ou com pouco tempo ou com baixa intensidade;

 Na primeira semana, ou nas primeiras 3 sessões não aumente nada, primeiro se acostume a atividade, só aumente se ficou muito fraco mesmo!

 Após este período aumente apenas um degrau na escala, como assim? Se na musculação, vá de uma série para duas, se na caminhada ou corrida aumente no máximo 20% do tempo, ou seja se estiver fazendo 30’ de caminhada vá para 35’a36’

 Na terceira semana, ou após 6 a 8 sessões de atividade, aumente na musculação mais uma série e na caminhada + 15 a 20%, agora nesta terceira semana você já esta conseguindo fazer uma carga de trabalho relativamente boa e melhor, sem ter sentido dor alguma.

 Agora após estas 3 a 4 semanas você já passou da fase em que a maioria das pessoas que treinam ficam quebradas justamente por não terem feito isso que eu lhe ensinei, mas ainda deixe mais uma ou duas semanas de adaptação as cargas e pode agora começar a ajustar o treino na intensidade, mas lembre-se também gradativo e não tudo de uma vez, exemplo, na musculação aumente primeiro apenas na última série do exercício e semana a semana vá aumentando também na segunda até passar os novos pesos a todas as séries.

Este é o único caminho que conheço para evoluir sem dores musculares, gradativamente e dando tempo ao corpo se adaptar, mas lembre-se de outra dica importante, tem de ser regular nos exercícios, caso contrário não conseguirá as adaptações!

Agora você que quer começar, vamos lá, mãos a obra, as dicas eu já dei!

Bons treinos e até a próxima

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dia do Profissional de Educação Física

Dia 1 de setembro foi comemorado o dia do Profissional de Educação Física, aproveito este momento no meu comentário de hoje, afinal apenas uma vez por ano podemos comemorar esta data!

Sou Professor de Educação Física formado pela Faculdade de Educação Física de Santo André, e na época em que cursava a faculdade, havia poucas escolhas de faculdades na capital, por isso acabei tendo de me deslocar 30km por dia de minha casa para poder estudar em outro município. Naquela época o curso era de 3 anos e fazer Educação Física não era nenhuma garantia de bom salário no futuro, pelo contrário, se trabalhava muito e poucos ganhavam o merecido.

Como fiz o que gostava, sem me preocupar com o quanto iria ganhar, acredito que isto foi fundamental para eu poder ganhar meu espaço e minha remuneração, mas posso assegurar que trabalhei muito por muito tempo! Muito significou começar as 6h30hs da manhã e terminar a jornada às 22hs, cinco vezes por semana e ainda muitas vezes bastante trabalho nos fins de semana.

Passado todos estes anos, pois me formei em 1984, posso afirmar que a profissão de Educação Física evoluiu muito, ganhou o seu espaço e conquistou o seu Conselho Regional, algo que por incrível que pareça não existia até 1999. Até então, qualquer pegador de bola, ex atleta, ex malhador de academia, exercia a profissão sem problema algum, apenas por ter tido a vivência já o colocava como professor.

Imagine! Apenas fazendo uma comparação, se você ouvinte, iria a um dentista que não fosse dentista, construísse uma casa onde o engenheiro fosse o pedreiro ou se tratasse com um fisioterapeuta que não fosse formado na área. Meio estranho, não? Mas na nossa profissão isso acontecia e com frequência.

Felizmente, tudo isso mudou, hoje se uma pessoa der aulas de natação, de futebol, de treinamento de corrida, sem estar registrada no Conselho Regional de Educação Física, pode ser presa por exercício ilegal da profissão. Uma conquista e um direito em qualquer profissão que deseja ser respeitada.

Nos diversos segmentos em que o Profissional de Educação Física atua desde os que cuidam dos Bebês, como ocorre na Natação, aos que cuidam dos idosos, o profissional de educação Física tem atuado com mais respeito e cada vez mais novas oportunidades na área se desenvolvem.

Parabéns Profissional de Educação Física pelo seu dia que foi comemorado em 1 de setembro.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Se ao menos eles cortassem a grama e limpassem as calçadas...

Abaixo segue a matéria que saiu no Estadão do fim de semana. 12 MIL USUÁRIOS É NO MÍNIMO EXAGERADO!

Abraços a todos e boa leitura,

Prof Mário Mello


USP quer cobrar taxa de grupos de atletas por treino no câmpus


 USP chega a receber 12 mil atletas aos sábados

Profissionais de corrida que usam a Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP) para treinar em grupo estarão sujeitos a pagar pelo uso do local a partir do ano que vem. Os valores ainda não foram definidos, mas a medida faz parte de um pacote preparado para disciplinar o uso do local, na zona oeste da capital paulista. A instituição também estuda cobrar taxa de estacionamento de pessoas de fora do câmpus.
A cobrança para atletas está sendo discutida com a Associação de Treinadores de Corridas de São Paulo (ATC). A proposta, elaborada pelo Fórum Permanente sobre Espaço Público, será encaminhada entre outubro e dezembro ao Conselho Gestor da USP para apreciação, segundo Cristina Guarnieri, da Divisão de Relações Institucionais da Coordenadoria do Câmpus da Capital (Cocesp). "Nossa intenção não é proibir nada. Essa taxa diz respeito apenas a grupos de corredores. É preciso haver ordem, senão vira bagunça."
Levantamento da USP apontou que cerca de 120 profissionais treinam, em média, 120 alunos cada, levando aproximadamente 12 mil corredores, principalmente aos sábados, à USP.
Martha Dallari, vice-presidente da ATC, diz não ser contra o pagamento da taxa, mas afirmou que a entidade encaminhou à USP propostas para contribuir de outras formas com a universidade pelo uso do câmpus. Uma delas é o recolhimento do lixo para ser reciclado e usado no mobiliário urbano.
Dono da assessoria Topnotch, o treinador Douglas Melo também não é contra a cobrança, mas sugere que a verba seja revertida para a instalação de banheiros químicos e ambulância para atendimento dos atletas.
A arquiteta e urbanista Lucila Lacreta, diretora do Movimento Defenda São Paulo, vê com ressalvas a cobrança para treinadores de atletas. "Essa área é pública. Teve um investimento enorme da sociedade para ser uma das maiores universidades do mundo. Se o cidadão usa algum prédio, pode até ser cobrado. Mas na rua, não."
Quanto à cobrança de estacionamento, Cristina diz que não há consenso. "Muita gente deixa o carro para trabalhar ou estudar fora. Precisamos discutir como resolver isso."

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Para uma prova em que se quer ir bem, esteja zerado para começar a treinar

Estamos entrando no segundo semestre e muitos corredores já treinaram para muitas provas. Muitas outras boas corridas também estão agendadas para este período e a principal delas para muitos é a São Silvestre.

Talvez vocês possam achar que é muito cedo para se pensar em São Silvestre, mas não é! Primeiro se você pretende corrê-la ou até mesmo que seja uma outra prova importante, meu alerta de hoje é que você fique atento ao iniciar o treinamento, que possa estar descansado e sem nenhum tipo de resquício de lesões!

No inicio de uma preparação para uma prova importante, aquele treinamento que pode durar de 2 a 3 meses, minha dica é que se esteja zerado, tire uma semana ou se necessário até duas para deixar seu corpo em ordem, bicicleta, elíptico, natação , musculação, alongamento, ou seja, a combinação de algumas destas atividades em substituição da corrida neste período com certeza deixará qualquer um com saudade de correr e motivado para um treino bem planejado para este fim de ano! Não pense que estar sem correr por este tempo o deixará destreinado, lembre-se que o objetivo é descansar seu corpo da atividade repetitiva da corrida e estar pronto para novo período de treinos onde a corrida será a prioridade.

Claro que se você não estiver tão desgastado pode fazer este período de 1 a 2 semanas sem tirar seus treinos confortáveis de corrida, mas ai não vai pintar aquela tão gostosa saudade de voltar a correr para uma de repente São Silvestre!

Bons treinos e até a próxima!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O meu tema de hoje retorna ao treinamento, vou falar um pouco de um erro que devemos evitar quando nos preparamos para uma maratona.

A preparação para os 42km deve ser criteriosa para esta distância onde ao meu ver não há espaço para erros! Correr 42km deve ser algo que se deva levar a sério, pois do contrário, o custo pode sair caro!

Um erro que tenho notado em alguns atletas que se preparam para esta prova, principalmente quando se é a primeira maratona, é antecipar demais o treinamento, ou seja, muito tempo antes do momento ideal estar correndo um longão de 32km por exemplo. Uma dica que posso dar é construir o programa da prova da frente para trás, ou seja, programar o pico do treino semanas antes da maratona e ir ajustando os treinos para até o momento que se encontra na atual fase de treinos e daí avaliar se esta no momento certo para se iniciar o programa. Por exemplo se tiver de correr antes da prova 3 longões de 30a34km em intervalos de 15 dias entre eles, faça isso,coloque estes treinos por exemplo 21 dias antes da maratona e vá ajustando regressivamente. Este procedimento evita que você esteja correndo os longões precocemente, treino este que é o mais importante para se estar preparado para concluir uma maratona e pode servir de base para o programa.

Desta forma você pode planejar adequadamente os seus treinos e não ter o risco de estar correndo por exemplo uma distância de 30km 3 meses antes da prova.

Muita gente que se antecipa tanto na programação, acaba chegando no período da maratona muito desgastado, e as vezes exausto, em um momento que deveria estar super preparado e vibrando para realizar sua prova alvo.

Sempre digo que a única coisa que se precisa para iniciar um treino para a maratona é estar correndo 20km com tranqüilidade 3 meses antes da prova, estando nesta situação você não precisa mais do que este período para treinar bem para uma maratona

Bons treinos e até a próxima!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Vá retirar seu kit e aproveite!


;
Foto: Entrega de kits na Maratona do Rio 2010

Quando vamos a uma maratona no exterior, sempre elogiamos as feiras que antecedem a prova, lá chamadas de Expo, onde retiramos os kits e compramos inúmeros itens ligados ao evento.Em geral camisetas, bonés e brindes que guardamos de recordação da prova, além de podermos visitar diversos stands com materiais esportivos ligados a modalidade.


Nas grandes maratonas internacionais elas são um atrativo a parte e não é raro as pessoas retornarem ao local mesmo já tendo retirado os kits.

Aqui no Brasil ainda não chegamos neste nível, mas podemos chegar, é uma questão de tempo. Para isso temos de parar com a cultura de enviarmos terceiros e treinadores para retirar o kit, que o próprio corredor deveria fazê-lo, e desta maneira poder visitar o evento, que hoje no Brasil pode ainda ser pequeno, mas que será grande um dia se a visitação crescer.

No último domingo tivemos a Maratona do Rio, meia maratona e 6km tudo no mesmo evento, totalizando mais de 15 mil corredores, imagine todos visitando a feira, o quanto não seria bom para o organizador, patrocinador e para o que mais importante é, o próprio corredor!Estive no Rio e a visitação foi excelente, mas tenho ido em outros eventos e não vejo acontecer como deveria!

No fim deste mês em São Paulo, acontecerá a Running Show, uma feira que no Brasil, é a que mais se parece com as grandes feiras das maratonas no exterior, prestigie, apareça, veja as novidades e aproveite as oportunidades que só neste evento acontecem! Até cursos e palestras no Running Conference tem e com uma qualidade única! Pense a respeito e na próxima vez que tiver que retirar seu kit e souber que junto a ele haverá uma feira, prestigie e com certeza no futuro as Expos do Brasil ficarão cada vez mais fortes e interessantes.

Bons treinos e até a próxima!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Quer viver muito? Movimente-se!


Ainda sobre o assunto do meu último boletim do Fôlego, onde manifestei minha opinião sobre a vaga de idosos e sobre toda a repercussão que este assunto causou, venho mais uma vez expor meu ponto de vista sobre ações que melhor conduzidas serão mais benéficas a sociedade do ponto de vista de saúde!

Quando era pequeno, e isso já faz muito tempo, me lembro bem de quantas vezes tive de me levantar para trocar o canal da TV, de quantas vezes andei de bicicleta brincando no meu bairro, de quantas vezes levantei o vidro do carro com a manivela, e tantas outras atividades cotidianas que nos traziam movimento e que hoje estão suprimidas.

O controle remoto, o vidro elétrico, a escada rolante, o cambio automático entre outros aparelhos,foram muito boas invenções para o nosso conforto, mas nos roubaram atividades do dia a dia que contribuíam muito para o organismo no gasto de energia diário! Você pode pensar que é pouco, mas não é! 1kg de peso ganho ao ano lhe dá um sobrepeso de 10kg em 10 anos e se você por exemplo começou a ganhar este peso quando casou, que poderia ser por exemplo com 30 anos, com 40 você já esta com sobrepeso significativo, e com 50, neste ritmo já será obeso, e olha que eu estou falando de um ganho de 1 kg por ano! Todos sabemos o quanto é fácil ganhar um 1kg em um mês, imagina em um ano,para você ver como estou sendo conservador!

Por este motivo que defendo a pratica de atividades cotidianas sempre que possível como um meio de combater o sedentarismo.

Sobre a vaga de idosos apesar de estar com todo o mérito em um local privilegiado e merecido pelas pessoas da melhor idade, sua comodidade deveria ser uma escolha, pois encurtar os caminhos de caminhada de uma população nunca ajudou em nada no combate as doenças provocadas pela inatividade.

Meu consolo é saber que quem bravejou pelos meus comentários em geral é sedentário e preguiçoso, pois aqueles que entenderam meu recado, só têm a se beneficiar em andar sempre que possível um pouco mais!

Bons treinos e até a próxima!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Idoso tem de se mexer. Para o Fôlego da Bandeirantes

O meu assunto de hoje, pouco tem a ver com corrida, mas sim com atividade!


Trabalho com alguns idosos e deficientes e por isso me sinto a vontade em falar sobre o assunto!

Quando vou ao shopping, supermercado, entre outros locais, vejo as vagas mais próximas reservadas aos idosos e deficientes, considero um avanço e respeito as pessoas que se enquadram nesta categoria, mas como professor de Educação física fico triste por reservarem vagas tão próximas das escadas rolantes e elevadores, fator este que faz com que os idosos se movimentem menos quando eles precisam tanto se movimentar mais.

Com os deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção nada mais justo que estejam próximos e em locais que possam facilitar o acesso, mas para idosos saudáveis, em meu ponto de vista, esta facilidade não ajuda em nada.

Se querem viver mais e melhor os idosos devem andar, subir escadas e se movimentar mais, precisamos deixar de lado a cultura de poupá-los, poupar as pessoas idosas de movimento é tudo que devemos evitar! O corpo de qualquer pessoa, independente da idade, necessita de movimento para funcionar melhor, é que nem carro, se ficar parado estraga!

Portanto, por incrível que possa parecer, a boa vaga para o idoso é aquela lá no fundo, bem longe, esta sim vai fazer bem para ele!

Isso não significa que se deve dispensar aquela na cara do gol, afinal tem dias que se estará atrasado e esta vaga vai ajudar bastante

Bons treinos e até a próxima!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Viajar e treinar, perfeitamente compatível.


Hoje vou falar de um assunto interessante, as estratégias para se manter ativo e condicionado quando se viaja a trabalho!

Tenho muitos alunos que se enquadram nesta situação e fico orgulhoso em saber que eles conseguem se manter ativos nestes periodos.

Importante para que isso aconteça será seguir estes passos

1. Procure programar sua agenda de corrida com sua agenda de viagem, ser organizado é a primeira regra para o sucesso

2. Fique em um hotel que tenha uma academia, assim em caso de chuva ou agenda apertada, seu treino pode ser mais fácil de ser realizado

3. Procure programar sua agenda de corrida enxuta, o suficiente para manter a forma, desta forma você será objetivo e eficiente e dessa forma haverá maior chance de realizar 100% do programado

4. Entre na internet, googlemaps, e veja os locais para treinar, trace as rotas, veja as distâncias, isso irá motivá-lo e prepará-lo para os treinos em locais que nem sempre säo de seu dominio

5. Por último, veja se na cidade onde vai estar haverá alguma corrida, inscreva-se e participe, será interessante! Principalmente se a viagem for para o exterior acabará sendo uma bela recordaçäo.

Tenho certeza que com estas dicas você verá que não há motivo para interromper sua rotina de treinos quando viajar.

Bons treinos e até a próxima!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dicas para não passar da conta nos jogos do Brasil na Copa


Na foto acima eu tinha acabado de correr a Maratona de NY, tinha crédito!!!

·  Antes do jogo, realize as refeições normalmente. Não fique sem comer, não é necessário ficar em jejum só para saborear os petiscos na hora do jogo;

·  Não deixe de treinar de acordo com sua planilha no dia do jogo do Brasil;
·  Escolha opções light para comer durante o jogo, como: tremoços; azeitonas; kani kama; queijos brancos cortados em cubos, temperados com óregano e azeite; peito de peru e blanquet de peru enroladinhos; salgados assados; sanduíches com patê, verduras, legumes, frango desfiado, atum; frutas da época cortadas.
·  A pipoca também pode estar presente, desde que você não exagere na quantidade.
·  Para beber, faça sucos de frutas, chá gelado, refrigerante light. Antes que você pense na cervejinha gelada, vou te responder: pode beber sim, mas não extrapole na quantidade e se puder opte pela versão light.

·  Deixe para comer na hora do intervalo do jogo, ao invés de comer durante o jogo, onde você pode ficar ansioso  e aí não controlará o quanto come. 

terça-feira, 8 de junho de 2010

Tabela dos jogos da Primeira Fase da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Jogos do Grupo A
11/06 - 11:00 - África do Sul x México
Soccer City Stadium, Joanesburgo

11/06 - 15:30 - Uruguai x França
Cape Town Stadium, Cidade do Cabo

16/06 - 15:30 - África do Sul x Uruguai
Loftus Versfield Stadium, Pretória

17/06 - 15:30 - França x México
Peter Mokaba Stadium, Polokwane

22/06 - 11:00 - México x Uruguai
Royal Bafokeng Stadium, Rustenburgo

22/06 - 11:00 - França x África do Sul
Free State Stadium, Bloemfontein

Jogos do Grupo B
12/06 - 08:30 - Coreia do Sul x Grécia
Nelson Mandela Bay Stadium, Port Elizabeth

12/06 - 11:00 - Argentina x Nigéria
Ellis Park, Joanesburgo

17/06 - 08:30 - Argentina x Coreia do Sul
Soccer City Stadium, Joanesburgo

17/06 - 11:00 - Grécia x Nigéria
Free State Stadium, Bloemfontein

22/06 - 15:30 - Grécia x Argentina
Peter Mokaba Stadium, Polokwane

22/06 - 15:30 - Nigéria x Coreia do Sul
Moses Mabhida Stadium, Durban

Jogos do Grupo C
12/06 - 15:30 - Inglaterra x Estados Unidos
Royal Bafokeng Stadium, Rustenburgo

13/06 - 08:30 - Argélia x Eslovênia
Peter Mokaba Stadium, Polokwane

18/06 - 11:00 - Eslovênia x Estados Unidos
Ellis Park, Joanesburgo

18/06 - 15:30 - Inglaterra x Argélia
Cape Town Stadium, Cidade do Cabo

23/06 - 11:00 - Estados Unidos x Argélia
Loftus Versfield Stadium, Pretória

23/06 - 11:00 - Eslovênia x Inglaterra
Nelson Mandela Bay Stadium, Port Elizabeth

Jogos do Grupo D
13/06 - 11:00 - Sérvia x Gana
Loftus Versfield Stadium, Pretória

13/06 - 15:30 - Alemanha x Austrália
Moses Mabhida Stadium, Durban

18/06 - 08:30 - Alemanha x Sérvia
Nelson Mandela Bay Stadium, Port Elizabeth

19/06 - 11:00 - Gana x Austrália
Royal Bafokeng Stadium, Rustenburgo

23/06 - 15:30 - Austrália x Sérvia
Mbombela Stadium, Nelspruit

23/06 - 15:30 - Gana x Alemanha
Soccer City Stadium, Joanesburgo

Jogos do Grupo E
14/06 - 08:30 - Holanda x Dinamarca
Soccer City Stadium, Joanesburgo

14/06 - 11:00 - Japão x Camarões
Free State Stadium, Bloemfontein

19/06 - 08:30 - Holanda x Japão
Moses Mabhida Stadium, Durban

19/06 - 15:30 - Camarões x Dinamarca
Loftus Versfield Stadium, Pretória

24/06 - 15:30 - Dinamarca x Japão
Royal Bafokeng Stadium, Rustenburgo

24/06 - 15:30 - Camarões x Holanda
Cape Town Stadium, Cidade do Cabo

Jogos do Grupo F
14/06 - 15:30 - Itália x Paraguai
Cape Town Stadium, Cidade do Cabo

15/06 - 08:30 - Nova Zelândia x Eslováquia
Royal Bafokeng Stadium, Rustenburgo

20/06 - 08:30 - Eslováquia x Paraguai
Free State Stadium, Bloemfontein

20/06 - 11:00 - Itália x Nova Zelândia
Mbombela Stadium, Nelspruit

24/06 - 11:00 - Eslováquia x Itália
Ellis Park, Joanesburgo

24/06 - 11:00 - Paraguai x Nova Zelândia
Peter Mokaba Stadium, Polokwane

Jogos do Grupo G
15/06 - 11:00 - Costa do Marfim x Portugal
Nelson Mandela Bay Stadium, Port Elizabeth

15/06 - 15:30 - Brasil x Coreia do Norte
Ellis Park, Joanesburgo

20/06 - 15:30 - Brasil x Costa do Marfim
Soccer City Stadium, Joanesburgo


21/06 - 08:30 - Portugal x Coreia do Norte
Cape Town Stadium, Cidade do Cabo

25/06 - 11:00 - Coreia do Norte x Costa do Marfim
Mbombela Stadium, Nelspruit

25/06 - 11:00 - Portugal x Brasil
Moses Mabhida Stadium, Durban


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Artigo do Fôlego da Rádio Bandeirantes Domingos 90.9FM 8:30hs



Aproveitando a fórmula 1 de hoje, vou falar do treinamento dos pilotos e como a corrida pode participar neste esporte.


Fica difícil pensar onde a corrida, uma atividade baseada em movimento, pode interessar a um piloto que quase não se move em sua atividade, em geral o movimento físico dos pilotos na fórmula 1 se restringe ao trabalho de braços, principalmente ombros e região do pescoço e olhe lá. Mas não pensem que por isso não existe trabalho físico, existe e é brutal mas sem muito movimento! Como dizia brincando Paul Newman muitas vezes o mais difícil é entrar e sair do carro!

O piloto de carros de corrida faz um trabalho grande de força isométrica, que é o tipo de contração que não utiliza movimento, além disso temos a famosa força G, que é uma força que puxa o corpo do piloto para fora do carro, e em resumo o piloto tem de suportar, e ela é a responsável pelo grande desgaste dos pilotos em uma corrida.

Me lembro quando há algum tempo atrás o piloto Christian Fittipaldi estava em uma prova na fórmula 1, e em uma determinada corrida a emissora de TV que cobria a prova, media por telemetria o batimento cardíaco dele. No grid de largada seu coração batia nada mais nada menos que 180 batimentos por minuto e notem que ele estava parado no cockpit, alinhado para a largada, ou seja sem movimento algum! Na mesma corrida, sempre que uma ultrapassagem ou momento de tensão acontecia seu batimento subia na casa dos 190 batimentos.

Para se ter idéia esta frequência cardíaca devia equivaler a aproximadamente 90 a 95% de sua capacidade máxima. Evidentemente que a causa desta elevação cardíaca se deve mais a descarga de adrenalina que envolve uma competição deste tipo em momentos críticos como a largada e ultrapassagens.

Bem, todo este comentário foi para dizer que é ai que entra o treinamento de corrida aeróbia para o piloto, trabalho este que permite condicioná-lo para que seu batimento de repouso seja mais baixo, sua recuperação mais eficiente e que possa suportar o desgaste físico cardíaco que uma corrida de fórmula 1 proporciona.

Junto com isso e com a mesma importância será necessário o fortalecimento muscular de todos os musculos envolvidos na pilotagem de um carro de fórmula 1.

É isso, até para quem fica parado dentro de um carro, a corrida com seu beneficio aeróbio tem sua grande função.

Bons treinos e até a próxima!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

No site da Corpore respondi a estas perguntas, compartilhando...

Qual o tempo de intervalo seguro para alguel disputar provas de 10km? Ex: seria forçar muito correr 10km em um final de semana, correndo o seu esforço máximo em uma prova, quinze dias depois persistir no mesmo esforço? O corredor estaria se expondo a lesões desnecessárias, que seriam evitadas tornando o intervalos entre as disputas maiores?
Roberto L. Costa
Osasco - SP 


Apesar de esta resposta ser muito particular de pessoa para pessoa, devido a individualidade biológica de cada praticante, existe um consenso geral que muitas provas em sequência podem mais desgastar o corredor do que aperfeiçoar seu condicionamento. O ideal seria que houvesse tempo para treinamento para uma prova e que uma ou duas provas pudessem fazer parte da preparação, assim se você estiver se preparando para uma São Silvestre  pode se inscrever em uma ou duas provas de 10 a 15km antes do evento visando preparação e avaliação de sua forma. Quando o corredor fica desgastado por muitas competições o risco de lesões aumenta devido a musculatura não ter tempo suficiente de recuperação, estar atento a isso é fator primordial.

Mário Mello - técnico da equipe Mário's Team






Treino desde fevereiro seguindo planilhas que associam distância e frequência cardíaca, mas surgiu uma dúvida: em uma prova de 5km ou 10km devo respeitar/manter frequente a FC? A que porcentagem devo fazer a prova? O que é o ideal?
Ana Ramos
São Paulo - SP


A frequência cardíaca é um meio seguro de manter parâmetros adequados de esforço, porém em uma prova, devido ao fator competição, favorece o corredor(a) manter esforços maiores com sensações menos desgastantes do que a rotina normal dos treinos proporciona em relação as faixas de trabalho cardíaco. Portanto, é possível trabalhar com frequências cardíacas mais altas, intensas, com menor sensação de esforço que no mesmo ritmo em um treinamento. Mas isso pode significar algo em torno de 5 a 10 batimentos mais altos que os normais em treinos intensos. Para indivíduos treinados em provas de 5km pode-se trabalhar em percentuais de 85% a 95% da freqüência cardíaca máxima, podendo finalizar a prova muitas vezes a 100%. E em provas de 10km a mesma coisa, mas vale lembrar que por ser uma corrida de maior duração, deve-se manter uma faixa no nível inferior por mais tempo ao menos até a metade da prova. Deve-se considerar que tudo depende da forma física do corredor(a). Iniciantes devem ser mais conservadores e largarem nas provas com batimentos cardíacos na faixa de 75% a 80% e observar o organismo e só se estiver com uma sensação de bem estar apertar o ritmo, pois devido ao menor condicionamento físico a tolerância ao esforço de um individuo com menor grau de condicionamento é menor.


Mário Mello - técnico da equipe Mário's Team

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dormir ou treinar - para o Fôlego da Bandeirantes




Uma coisa que intriga muito as pessoas que não correm é o motivo de grande parte dos corredores gostar de acordar de madrugada para correr
Realmente até a mim que sou um ardoroso fã da corrida, muitas vezes acho exagerado os horários que alguns esportistas costumam acordam para treinar.
Outro dia no twitter, um amigo triatleta que sigo, postou sua rotina naquele dia, acordou 3horas da madrugada para ir treinar, claro que o treino dele começou um pouco depois, mas no máximo deve ter começado por volta das 4horas da manhã, eu particularmente acho uma loucura, pois muitas vezes para poder cumprir a planilha de treinamento, que claro é importante, esquece-se da importância do repouso! Dias depois no mesmo twitter estava mencionado o prego em que este atleta se encontrava, pois estava treinando para o ironman de Floripa, que ainda esta por vir, será que é vantajoso este procedimento? Treinar mesmo em troca de uma noite de sono deficiente?

Conheço alguns executivos que tem esta rotina de acordar muito cedo, tipo 4h30 5h para poder largar seu treino 5h30, 6h da manhã, isso no sábado, domingo, feriado, dias em que ele poderia com certeza fazer isso mais tarde e obter um descanso melhor, obtendo melhor resultado em seu treinamento.

Não quero com isso dizer o horário o qual cada um tem de treinar, mas desejo apenas alertar para que no momento em que se deseja exercitar-se quase de madrugada, é muito importante ir dormir também cedo, para que horas suficientes de sono sejam possíveis, coisa que não vejo acontecer com estas pessoas.

Uma vez chegou ao cúmulo de um maratonista que conheço ter feito um longo de 32km sem ter dormido durante a noite. Tudo bem que maratonista é meio doido, mas tanto assim já é demais!

Então fica meu alerta, correr cedinho é bom, o ar esta melhor, as ruas e parques vazios, mas se para isso você ter de sacrificar seu descanso, sugiro reavaliar seu treino e sua rotina!

Treinar por treinar só para dizer que cumpriu tabela não é uma decisão inteligente

Bons treinos e até a próxima!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Maratona de São Paulo para o Fôlego da Radio Bandeirantes


Hoje vamos falar da maratona  de São Paulo. Em sua 16ª  edição ela tem evoluído bastante, procurando melhorar o percurso, a largada, logística e tudo que pode fazer com que algum dia esta maratona seja uma das maiores do mundo. Tem tudo para crescer, pois São Paulo tem um grande grupo de corredores e o resto do Brasil também, e correr a maratona de SP para os atletas de outros estados pode se tornar interessante, visto que a cidade oferece inúmeras opções de interesse.

O grande obstáculo que os organizadores têm é que os nossos maratonistas correm mais fora do pais que dentro dele. Se juntarmos os brasileiros que correm Chicago, Nova Iorque, Paris, Londres entre outras, temos mais gente correndo fora que dentro do nosso pais. Uma pena, pois a maratona de SP esta ficando boa, mais organizada e atraindo mais publico interessado em assistir.

Em São Paulo, quando decidirem largar no horário correto em que se largam as melhores maratonas do mundo, vai deslanchar. Com largada perto das 9hs da manhã, a maioria dos corredores chegara na linha final depois do meio dia e, salvo que o dia esteja frio, o que será uma loteria, a maioria dos maratonistas chegará no pior horário para se correr, de calor forte, isso quando não faltando ainda muitos quilômetros!

Fora isso, temos tudo para em alguns anos termos uma maratona com muitos corredores correndo os 42km, pois temos muitos atletas no evento, mas a maioria esta correndo os 25km e os 10km que o evento também propicia.

Finalizando, é preciso a conscientização que para se correr uma maratona é necessário treinamento sério e planejamento de médio a longo prazo, em resumo, se você quer correr a maratona no ano que vem, amadureça a idéia e vá treinando para as diversas meias que acontecem no ano, assim você estará apto para quando desejar iniciar o treino para a Maratona, que deve ser de 3 a 4 meses antes do evento


Bons treinos e até a próxima!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O principio da sobrecarga - para o Fôlego da Radio Bandeirantes




O principio da sobrecarga é outro principio importante do treinamento, entenda como ele funciona e como você pode se aproveitar dele.

Para que haja evolução no treinamento e conseqüente melhora de performance devemos seguir mais este principio que diz que assim que nos adaptarmos com determinada carga, devemos incrementá-la .

O termo sobrecarga, que no dicionário significa: “aquilo que vai além da carga” pode ser usado no treinamento  de duas simples maneiras; aumentando o volume de treino ou a intensidade.

Claro que como tudo na vida a dose certa será o segredo do sucesso, para isso o aumento deverá ser progressivo e gradual.

Aumentar a carga, após adaptarmos com determinada distância, é um caminho, por exemplo se estivermos correndo uma distância de 5km, aumentarmos por volta de 10 a 15% é um incremento adequado e recomendado, (mais do que estes valores pode se tornar excessivo)  com isso subirmos para 5,5 a 5,8km e assim sucessivamente até encontramos o ideal para a meta que procuramos atingir. Aumentar a carga também  poderá ser simplesmente procurarmos correr aquela mesma distância mais rápido e com isso aumentar a velocidade média do treino. A combinação dos dois, tanto no volume como na intensidade deverá ser reservada aos corredores mais experientes, portanto não é o mais recomendado para a maioria dos corredores amadores.

Se não ocorrer a sobrecarga no treinamento, o corredor estabiliza sua performance e não consegue melhoras em seu desempenho.

Para quem esta iniciando um programa de corrida a melhora de performance  se torna relativamente rápida, mas quanto mais condicionado esta o corredor mais difícil este aperfeiçoamento ocorre. Por isso verificamos iniciantes melhorarem 5’ 10’ em uma prova de 10km no inicio de seu treinamento de corrida, mas com o passar dos anos, melhorar 1’ se torna uma árdua tarefa!


Temos visto muitos corredores atropelarem estas regras que são embasadas em estudos científicos e o resultado são lesões precoces e desnecessárias e consequentemente os objetivos ficam mais distantes.

Pense nisso!

Bons treinos e até a próxima!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A evolução das competições para deficientes no Brasil para o site webrun.com.br


A evolução das competições para deficientes no Brasil

Por Mário Mello | 15/04/2010 - Atualizada às 13:20 para o site da webrun

Desde que iniciei meu voluntariado à frente dos atletas com deficiência, muita coisa evoluiu. Temos hoje mais handcycles, equipamento que propicia a quase todos os atletas participarem dos eventos, tanto competitivamente, quanto recreativamente, já que as marchas permitem uma facilidade para a participação dos menos condicionados. Nos eventos de corrida, a maioria já conta com categorias específicas, diferente de quando iniciei, em 2002, quando o atleta deficiente participava e competia na mesma categoria do geral, ou seja, com as pessoas sem nenhum tipo de deficiência!

Bem, sendo breve, estas foram algumas das muitas mudanças que ocorreram neste período. Mas nem por isso posso dizer que estou satisfeito e acho que a principal mudança está por vir. Aproveito este espaço para falar dela.

Em minha opinião, a principal mudança que sinto falta é de uma participação maior dos atletas deficientes nos eventos. Meu desejo é que os atletas que estejam lendo este artigo possam participar e fazer acontecer esta mudança. O atleta com deficiência reclama, cobra, exige, mas não comparece aos eventos!

Numa das provas da Corpore, em março deste ano, solicitei diversas inscrições para os 11 km. Nesta prova foi aberta a categoria de cadeirantes e handcycles, sem premiação, mas podendo participar, coisa que nem sempre é possível devido às limitações do percurso. Acreditem. Muitos dos que solicitei a inscrição, que me confirmaram que estariam presentes, não foram à prova!

Sempre há as desculpas, mas o fato é que fica muito desagradável esta situação, pois a organização e os envolvidos estão batalhando para que a prova possa ter a participação dos atletas com deficiência e eles não estão comparecendo mesmo estando inscritos. É uma pena!

Eu, como um dos maiores defensores da categoria de atletas com deficiência, como posso batalhar melhores condições e mesmo premiações, se nem os maiores interessados aparecem?

Fiquei extremamente feliz em ver participantes com cadeiras de rodas comuns em alguns eventos, pois sei que este é o começo de tudo, apesar de algumas organizadoras de provas não permitirem. Primeiro tem de estar presente, uma, duas, três vezes, para gostar da brincadeira e aí sim partir para melhores equipamentos e poder participar com maior comodidade e desempenho.

Fora do Brasil - Nos EUA, onde tenho comparecido todos os anos na maratona de NY em função da minha participação na Achilles International (www.achillesinternational.org), vejo cada situação que muitos aqui no Brasil poderiam achar bizarras, até ser motivo de criticas. Mas, lá fora, toda situação que envolve superação e dedicação, é vista com orgulho e admiração. É por isso que se você algum dia participar da Maratona de NY, verá atletas em cadeiras comuns, caminhando com extrema dificuldade, acompanhados de guias, mas todos estão curtindo, felizes pelo simples motivo de participar do evento!

Neste momento faço um desafio a todos que estão lendo e são deficientes. Saiam de casa, se inscrevam todo mês em um evento, seja da Corpore, Yescom, ou qualquer outra organizadora que apóia o atleta com deficiência em seus eventos! Leia o regulamento, algumas provas não permitem cadeiras comuns e envolva-se! Mexa-se! Por mais que seja com limitações, esta é a única maneira de vocês conquistarem o seu espaço, serem vistos, admirados e assim se esforçarem para receber o apoio futuro que poderá surgir!

Sentado, escondido em casa, ninguém vai enxergar o esportista que existe em você, como alguém apoiar o que nem sequer vê?

Possibilidades - Dia dois de maio haverá a maratona de São Paulo, vou estar na largada, correndo 25 km e dando a força que sempre procuro dar aos cadeirantes e handbikers, atento para ver se vocês querem estar na foto de largada, uma foto como a que coloco abaixo, que pode dar orgulho a você, a cidade, ao organizador, a todos que amam o esporte. Se não der no dia dois, poderá ser nos 10km Tribuna FM em 16 de maio, na Meia Maratona e maratona do Rio no dia 18 de julho, ou em tantos eventos de menor distância que tem pelo Brasil afora e que sabemos recebem muito bem os ACD.

No dia 25 de abril teremos uma prova no Shopping Center Norte em São Paulo, onde teremos 15 atletas com deficiência participando e sendo homenageados. O limite de 15 inscritos para os cinco quilômetros se esgotou, mas a importância que eles terão para o apoiador é tão grande que sequer eles possam imaginar!

Muita gente quer e deseja apoiar o esporte adaptado, precisamos só que todos saiam da toca para que sejam vistos e admirados!

Conto com uma nova fase a partir de agora, a fase onde a evolução só depende de quem faz parte desta categoria, com isso vamos longe!

Abraços e boas participações sempre!




Consultor Webrun da seção Esporte Adaptado. Pós-Graduado em Treinamento Desportivo (CREF n.o 014686-SP), Representante da Achilles International no Brasil, www.achillesinternational.org, colaborador do programa Fôlego da Radio Bandeirantes, treinador e fundador da Assessoria Esportiva Mário’s Team. Contato: achillesbrazil@terra.com.br ; twitter.com/mariosteam; mariomellomariosteam.blogspot.com. 

terça-feira, 13 de abril de 2010

O principio da adaptação - Fôlego da Bandeirantes




O principio da adaptação é outro principio extremamente importante no treinamento desportivo. Para assimilarmos os movimentos, as cargas, as distâncias, temos de nos adaptarmos a ela.

Na corrida este principio não deve ser negligenciado. Portanto antes de aumentar a sua distância de corrida de 4 para 5km ou de 10 para 12km você deve ter a certeza de que esta plenamente adaptado a esta quilometragem e só depois disso, aumentá-la ou intensificar a carga. Para que isto aconteça você vai precisar de  ao menos 3 treinos, é o mínimo para que seu organismo se adapte de forma natural.

Se você é um iniciante, aconselho a ser bem fiel a este processo. Já se for avançado, devido ao longo tempo de treinamento, a adaptação pode ocorrer com mais facilidade, mas em ambos os casos, este principio é importante para todos!

Quando você corredor participa de um jogo de futebol, tênis ou outro esporte, mesmo que na brincadeira, muitas vezes fica com dores musculares nos dias subseqüentes, essa situação ocorre justamente pela falta de adaptação aos movimentos do esporte que você não pratica regularmente, e não necessariamente por você estar sem condicionamento. Tenho certeza que isto já ocorreu com a maioria das pessoas que estão me ouvindo no momento.

A minha dica é que antes de aumentar a sua distância ou intensidade, certifique-se que já fez algumas vezes o mesmo treinamento, assim você estará respeitando mais este principio tão importante na preparação física.

Bons treinos e até a próxima!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Nesta semana estive no Nike Corre Blogger


Segue a matéria na integra



[Largada] Rua ou esteira, por onde começar?
April 05, 2010
         
Você resolveu começar a correr (bem-vindo ao nosso mundo!), mas está dividido entre aquela esteira embaixo do seu prédio e a rua. E agora? Antes é preciso saber que sim, existem diferenças entre estas duas alternativas, mas nada que complique ou interfira no treino. “Correr na esteira faz obrigatoriamente o corredor seguir o ritmo proposto, enquanto que na rua depende dele dar o ritmo”, comenta o professor de educação física Mário Mello, da ATC (Associação dos Treinadores de Corrida de Rua de São Paulo). Por outro lado, o gasto energético e os movimentos são iguais- lembrando que na rua há mais desgaste pelas condições de exposição ao ar livre, como vento, curvas, temperatura, entre outros fatores externos.

Treino na esteira
Entre as vantagens dessa opção podemos destacar o piso, que é macio e uniforme, e a possibilidade de controlar a velocidade com variáveis pequenas. Além do fato de ser indoor, o que permite a sequencia do treino mesmo em dias de chuva. O lado negativo, no entanto, é a monotonia de correr no mesmo local e sem variação de paisagem – mas isso é facilmente revertido com televisão ou MP3, e o fato de não ter companhia. Por fim, caso a pessoa corra apenas na esteira, não terá a adaptação específica da corrida de rua, uma vez que não há variação de pisos, curvas, vento...

Treino na rua
As desvantagens da esteira são as principais vantagens das ruas: cada corredor pode fazer seu próprio caminho, escolher diferentes cenários, ter a companhia de outros amigos e adaptar-se às condições das rua. Entre as desvantagens, o Mário Mello destaca “os péssimos pisos, o que pode gerar lesão pela repetição destas condições desfavoráveis para as articulações, e a poluição”. Um alerta para quem opta pelas ruas é prestar atenção com os carros e variar o local de treino, mesclando ladeiras com percursos planos.

Mas e aí, o que escolher?
Existem algumas dicas que valem ser anotadas pelos iniciantes. Pelo menos nesse começo, caso você tenha uma esteira disponível em casa, no prédio ou na academia, opte pelo equilíbrio. Comece dando preferência para a esteira, pois é possível controlar a velocidade e intensidade e o piso macio diminui as chances de lesões, mas sempre reserve pelo menos um dia da semana para o treino de rua . Com o passar do tempo, passe a fazer de um a dois treinos na esteira e os demais na rua - siga assim até fazer a sua escolha. É claro que você pode perceber que não suporta correr na esteira e, nesse caso, a preferência do corredor deve ser levada em consideração.

No fim das contas, com o passar do tempo o corredor vai conhecer seu corpo, seu desempenho e sua preferência. O importante é que o corredor tenha ao lado uma boa orientação e respeite seu corpo.

Escrito por Lara Martins, Nike Blogger

sábado, 3 de abril de 2010

Aldeia da Serra mais uma vez...

Neste sábado, mais uma vez no ano, esta é a nossa segunda, fomos treinar neste maravilhoso lugar, distante para muitos mas muito agradável e belo local!

Novamente escolhemos um feriado, assim liberamos para nossa equipe de profissionais poderem descansar e aproveitar livre o sábado que quase nunca desfrutam!

Seguem as fotos que tiramos neste dia e em breve a FunfSports deve nos encaminhar o link de um video, já que o Sig, marido da nossa disciplinada aluna Flavia Bonilha, deve fazer, já que ele esteve presente com seu equipamento registrando tudo!

Valeu a todos que participaram!

Em breve, muito breve voltaremos.





segunda-feira, 29 de março de 2010

Track Field e equipe Mário's Team - Vencemos!


Resultados da equipe Mário´s Team na Track & Field 10k no Shipping Villa Lobos.

Prova que eu amo, gente bonita, dá para correr sem transito, banheiro, estacionamento, etc etc etc


Nome
categoria
Coloc  geral
Coloc categ
Tempo
Pace min/km
Velocidade km/h
MARCELO JOSÉ DA SILVA
ELITM10
1
1
00:31:32
0:03:09
           19,03
VANILDO ALVES DE FARIA
M3539
29

00:39:01
0:03:54
           15,38
M4449
278
247
00:49:07
0:04:55
           12,22
DARCI GARÇON
M7099
724
1
00:55:42
0:05:34
           10,77
JOSÉ FERNANDEZ HURTADO
M5054
1047
69
00:59:38
0:05:58
           10,06
ESTELA DANTAS
F3539
1103
36
01:00:34
0:06:03
             9,91
F3539
1162
45
01:01:32
0:06:09
             9,75
ANGELA FOLTER

1487

01:07:52
0:06:47
             8,84
SÉRGIO AUGUSTO GUIMARÃES
M3539
1552
220
01:09:23
0:06:56
             8,65
F4549
1575
71
01:09:54
0:06:59
             8,58







HANDCYCLE






CAD
1
1
00:22:39
0:02:16
           26,49